Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Ex-presidente do Supremo diz que imprensa não tomou partido contra réus do mensalão

29/07/2012 - 10:19

REdação

Em entrevista para ÉPOCA, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal , Carlos Velloso, declarou que o foro privilegiado, que impede que determinadas autoridades sejam julgadas por tribunais comuns devia ter sido extinto. “O Supremo e os demais Tribunais Superiores não têm vocação para julgar ações penais, fazendo às vezes do juiz de primeiro grau”, para Velloso essa situação pode interferir na percepção de condescendência do STF com os políticos e na morosidade de processos importantes como o mensalão.

Sobre as declarações do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Barros de que a imprensa já tomou partido contra os réus do mensalão, Velloso discorda. “Não, a imprensa não tomou partido. A imprensa está, simplesmente, noticiando livremente. Nesse sentido, ela se põe como pulmão da sociedade. Ai deste país não fosse a imprensa livre! Quanta coisa ficaria encoberta”, afirma.

Outro destaque da entrevista, é que Velloso acredita que o Supremo julgará o processo do mensalão tecnicamente e, por isso, pode resultar absolvições e condenações de grau mínimo, porque os réus são primários e não têm antecedentes criminais. “Aos olhos da sociedade, pode parecer condescendência do Tribunal com os políticos, o que é lamentável”, acredita o ex-presidente do Supremo.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet