Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa nesta quinta

26/07/2012 - 08:42

Olívia Pires

Começa nesta quinta-feira (26.07) e prossegue até sexta-feira (27.07) em Cuiabá a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento é preparatório para a etapa nacional a ser realizada no mês de dezembro, em Brasília (DF).

A Conferência é uma iniciativa do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede MT), com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). De acordo com a presidente do Conede MT, Júlia Ulrich, são esperados 250 participantes de 13 municípios do Estado, onde as conferências municipais já aconteceram.

A cerimônia de abertura terá início às 8h com apresentações culturais e palestra magna sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver Sem Limite), lançado em Mato Grosso, na semana passada durante a Caravana dos Direitos Humanos no Brasil.

A palestra será ministrada por Antônio José, secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Também marcará presença no evento a presidente da Federação das Associações Pestalozzi, e membro do Conede nacional, Ester Pacheco.

Segundo Júlia Ulrich, o evento tem como objetivo maior a implementação e difusão das ações previstas na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e ratificada pelo país com status de Emenda Constitucional.

Dados do censo do IBGE/2010 apontam que 45,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Destes, 669.010 mil residem no Estado do Mato Grosso. Seguindo a diretriz nacional a Conferência em Cuiabá terá quatro eixos temáticos e os debates abordarão a Inclusão Social, Acessibilidade, Educação e Saúde para os portadores de Deficiência.

Na sexta-feira (27.07), ao final do evento, os participantes vão apresentar 40 propostas elencadas durante os debates, sendo dez de cada item, para apresentação na Conferência Nacional.

 

Na avaliação da presidente do Conede MT, as ações que visam garantir a inclusão social dos portadores de deficiência estão avançando no Estado. Entre as conquistas ela cita a adesão de Mato Grosso ao Plano Nacional Viver Sem Limites e o compromisso assumido pelo governador Silval Barbosa, de criar a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O anúncio aconteceu durante a Caravana dos Direitos Humanos (18 de julho), na presença da ministra Maria do Rosário da SDH/PR.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet