Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Artigos

Povo calado ajuda a corrrupção

06/08/2017 - 17:07 | Atualizada em 06/08/2017 - 17:15

Juacy da Silva

Durante o recente  debate público sobre a denúncia do Procurador Geral da República contra o Presidente da República, Michel Temer, eleito na chapa Dilma/Temer, também acusada de uso de caixa dois alimentado por propina da corrupção nas Estatais, grandes obras públicas e dinheiro sujo de grandes empreiteiras, a população parece ter ficado alheia a este debate e, diferente de outros momentos cruciais da vida política e institucionall do Brasil, recolheu-se em um mutismo intrigante.

Há poucos anos, diante da corrupção, do arbítrio e da prepotência de goverrnos tatalitários, o mundo acordou para o que foi denominado de “primavera árabe”, em uma alusão `a primavera de praga que foi o início da destruiçao do antigo império soviético e tudo de nefasto que com ele surgiu no mundo ocidental.

Na Primavera Árabe, as manifestações grandiosas, que contaram com milhões de pessoas protestando, determinaram a queda de ditadores sanginários e governantes corruptos que acabaram sendo condenados a penas severas, incluindo pena de morte, prisão perpétua ou décadas de cadeia, sem delações premiadas e com confisco de patrimônio constituido pela  pilhagem dos cofres públicos e pela perpetuação dos mesmos grupos políticos ou familiares nas estrturas do poder por longas décadas.

O recado da Primavera Árabe foi claro e muito oportuno para paises e população que vivem sob governos corruptos ou totlitário: só as pressões das massas e a coragem do povo pode, de fato, por fim a tais tipos de governos e regimes. Os pactos feitos pelas elites dominantes apenas postergam as crises e o sofrimento do povo. Isto é o que está acontecendo no Brasil há dácadas, vivemos sob sistemas politico, eleitoral e de governo que privileia as mesmas camadas dominantes que se perpetuam no poder e sempre conseguem seus atalhos para continuarem roubando os cofres públicos, espoliando o povo com altos impostos e impondo condições de vida ao povo, principalmente aos trabalhadores, que beiram a miserabilidade, enquanto os marajás da República continuam se locuplentado as custas do povo.

Mas no Brasil parece que o povo, mesmo sofrendo com altas taxas de desemprego e de subemprego, mais 20 milhões de subempregados e mais de 13,8 milhões de desempregados, taxas de juros estratosféricas, carga tributária absurd, milhões sendo humilhados pelo caos e sucateamento dos serviços públicos de saúde, educação, saneamento básico, transporte e muitos outros milhões que vivem amedrontados ante uma violência crescente e o dominio ou poder paralelo do crime organizado, diante da falência do Estado Nacional,  dos estados e municípios  e a sanha aberta da corrupção que ameça nossas instituiçoes, destroi a democracia e rouba a esperança do povo de um futuro digno e decente, mesmo assim, as massas, a população não dão mostras de indignação e parece apoiar, pelo silêncio, passividade e omissao, governos corruptos e incompetentes.

Realmente causa espécie  este silêncio das ruas, como escrevi na parte final de meu artigo que foi veiculado neste final de semana (dias 4, 5 e seis de Agosto de 2017) intitulado ' CADAVER INSEPULTO'. Por quase tres anos  ocorreram manifestações grandiosas, ocupando praças, ruas e avenidas deste país, muito alarido, quando o povo em passeatas gritava  FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT, FORA CORRUPTOS.
Dilma caiu, o PT  foi fragorosamente derrotado nas últimas eleições municipais, se aproximando dos partidos nanicos,  diversos politicos, gestores de estatais, governantes  e grandes empresários foram ou estão presos, LULA foi condenado pelo Juiz Sergio Moro  a mais de nove anos de cadeia e já é réu em mais seis processos por corrupção e outros crimes de colarinho branco, quase duas dezenas de parlamentares federais estao investigados, mas ontinuam  acobertados pelo famigerado foro privilegiado, Temer  é acusado de corrupcao passive pelo Procurador Geral da República e a Câmara o livra  de ser investigado e  processado pelo STF, vários de seus ministros também estão sendo investigados por corrupção e, apesar de tudo isso , o povo continua calado, mudo!  o que esta havendo?

Este silêncio das ruas é interpretado pelos governantes como uma forma de apoio, segundo a máxima de que “quem cala consente”.
Será que todas aquelas manifestações eram fruto de mera manipulacao?  Ou será que o povo ja está anestesiado e não consegue mais reagir ante tantos absurdos da politica e de um gestão pública incompetente? ou será que estamos condenados a sermos governandos por corruptos e bandidos de colarinho branco?

Cabe as ruas darem a resposta alto e bom som, para que políticos, governantes e gestores ouçam de forma clara a voz do povo sofrido e quem sabe, um dia indignados!

JUACY DA SILVA,  professor universitário,  titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites,  blogs e outros veiculos de comunicação. Email professor.juacy@yahoo.com.br twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet