Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Perícia da PF comprova suspeição de juízes

17/07/2012 - 10:43

Redação

As investigações da Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra o desembargador Nery da Costa Júnior, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e o juiz Gilberto Rodrigues Jordan foram reforçadas por uma perícia da Polícia Federal. A suspeita recai sobre a elaboração de uma sentença que desbloqueou bens de um frigorífico do Grupo Torlim, acusado de crimes fiscais estimados em R$ 184 milhões. A sindicância sigilosa do CNJ, que deve ser apreciada no dia 30, apura se os magistrados usaram os cargos para favorecer o grupo.

Em 14 de janeiro de 2011, Jordan foi enviado a Ponta Porã (MS) numa força-tarefa solicitada por Nery Júnior. Vinte e um dias depois, Jordan deu uma sentença liberando bens do Torlim bloqueados desde 2004. Em relatório, a corregedora do CNJ, Eliana Calmon, ressalta que o conteúdo da sentença, de 15 laudas, com argumentos robustos, chama a atenção. Suspeita-se que não haveria tempo hábil para ler todos os autos e compor tal argumentação. O CNJ investiga se o juiz chegou à cidade com argumentos já escritos.

‘Salta aos olhos o especial zelo do magistrado (...) quando se examina o conteúdo da sentença‘, escreve Calmon. ‘Essa dedicação não se repete em outros feitos’ já que, no período, ele deu só uma outra sentença e assinou 90 atos de ‘mero expediente‘. ‘A sentença pode ter sido proferida para favorecer as partes que tiveram seus bens bloqueados‘, conclui ela.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet