Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Sincon e CRC cobram providências para cumprimento da Lei do Alvará em Cuiabá

14/07/2012 - 10:55

Cícero Henrique

Representantes do Sindicato dos Profissionais de Contabilidade em Mato Grosso  (Sincon/MT) e do  Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT)  se reuniram no ultimo dia 9 com o secretário de Finanças, Guilherme Müller, para questionar a demora na emissão de alvarás de localização. Os contadores reclamam que os documentos estão armazenados e apresentaram diversos protocolos datados de até 60 dias sem resolução.

O caso foi denunciado pelo Caldeirão Político em matéria publicada no dia 31/05/2012.

Os contabilistas dizem que os atrasos nos processos de emissão de alvarás causa prejuízos.  “A empresa não legalizada deixa de gerar receitas ao município e há o desgaste social, pois em determinado momento o empresário deixa de se instalar na cidade diante dessa situação, provocando prejuízos à sociedade ao privar a população de empregos diretos e indiretos e de mais oportunidade de renda”.

O secretário de Finanças de Cuiabá afirma que a liberação dos alvarás é em 48 horas e na sua pasta esta transcorrendo dentro desse prazo. “A partir do momento em que a documentação está completa é liberada pelos demais segmentos da prefeitura, que é a Fiscalização e a Secretaria de Meio Ambiente”.

Confrontado com os protocolos apresentados pelos contabilistas, uma nova reunião será agendada com a participação dos Secretários de Fazenda, Guilherme Frederico de Moura Muller, de Meio Ambiente, Lésio Vitor Monteiro da Silva Costa, de Desenvolvimento Urbano, Márcio Alves Puga, junto com os secretários-adjuntos das respectivas pastas José Luiz Pacheco Pinto de Castro e Anildo Aparecido de Arruda, e, ainda, o Diretor de Fiscalização João Rodrigo Ezequiel. A SMDU exige a entrega do mapa de localização da empresa para a emissão dos alvarás.  No entanto, não consegue executar a fiscalização e atrasa o processo de emissão.

O Sincon/MT foi representado pelo seu presidente, Evandro Benedito dos Santos e o CRC/MT pelo presidente Ivan Echeverria.

 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet