Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Pena de Demóstenes pode alcançar 16 anos

11/07/2012 - 09:58

Redação

O senador Demóstenes Torres, cuja cassação é dada como certa nesta quarta-feira, fica inelegível por oito anos, como manda a lei. Mas, em seu caso, o efeito prático da aplicação da regra levará a punição a atingir o dobro deste tempo, segundo o blog de Christina Lemos.

Como a pena de inelegibilidade é contada a partir do último dia do mandato conquistado nas urnas, Demóstenes não poderá concorrer a qualquer eleição até o ano de 2027. Como o parlamentar foi reeleito com mais de dois milhões de votos pelo povo de Goiás para ficar no senado por mais 8 anos, dos quais só terá exercido apenas 18 meses - a aplicação da punição, na prática, excluirá Demóstenes do cenário político por 15.

A primeira eleição, no entanto, será apenas em 2028, e para vereadores e prefeitos. Portanto, dezesseis anos depois da provável sentença de cassação.

O episódio tira de cena um parlamentar que se mostrou dos mais atuantes ao longo de 9 anos e meio de senado. O próprio Demóstenes destacou, nesta terça, da tribuna, que apresentou mais de 200 propostas legislativas, relatou outras 55 que viraram lei, entre elas o Estatuto do Idoso, a guarda compartilhada, a tipificação do sequestro-relâmpago, o monitoramento eletrônico, o regime disciplinar de segurança máxima.

Nada disso, no entanto, trabalhará em seu favor – ao contrário. A lembrança do parlamentar importante e confiável que era apenas acentua o devastador sentimento de decepção que estará por trás da decisão de hoje de seus pares.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet