Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Senador critica CUT por planejar protestos em defesa dos réus do mensalão

09/07/2012 - 16:44

Redação

Em pronunciamento nesta segunda-feira (7), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a nova direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), empossada recentemente, acerta quando defende imparcialidade no julgamento do mensalão, mas erra quando promete ir às ruas defender os réus do episódio, que começará a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto.

- Começa mal a nova direção da CUT – afirmou Simon.

Em 2005, quando o mensalão veio à tona, a CUT reuniu pessoas em Brasília para manifestação em defesa do governo Lula, logo depois da queda do então ministro da Casa Civil José Dirceu, observou Simon. Ele lembrou ainda que foi em uma Plenária da CUT em Guarulhos (SP), no ano passado, que o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, um dos réus do mensalão, lançou uma campanha para arregimentar militantes em sua defesa. Delúbio foi expulso do partido no auge do escândalo e depois reintegrado à legenda, ressaltou.

Simon disse ainda que até o presente momento, ante as reivindicações salariais de diversas categorias ligadas à CUT, a presidente Dilma tem mostrado uma posição que merece respeito, inclusive sendo inflexível com diversas categorias em greve no serviço publico, mandando cortar o ponto.

- Dilma aceitar enfrentar a pressão da CUT, todos nós sabemos a situação difícil que ocorre no mundo, e que a questão interna do Brasil é também influenciada pela crise internacional – afirmou.

Simon registrou ainda que a CUT foi governista durante os oito anos do governo Lula, “a favor do governo em qualquer circunstância, e não pode agora criar esse tipo de situação, esse tipo de crise para o nosso governo”.

O senador também afirmou que confia muito no julgamento do mensalão, que ele classificou como “o início de um país que pode terminar com a impunidade e começar a nova caminhada”.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet