Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Gripe A mata dois em MT, número pode aumentar

04/07/2012 - 10:13

Cícero Henrique

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou que foram registrados 21 casos de Inflenza H1N1 no estado até o dia 3 de julho. Destes, 11 foram confirmados e 10 estão sob investigação. Duas pessoas morreram, uma em Cuiabá e outra em Campo Verde.

Cuiabá teve 5 casos confirmados, Campo Novo do Parecis 4, Campo Verde 1 e Rondonópolis 1.

O número de mortos por Influenza H1N1 pode aumentar, pois dentre os casos em investigação quatro resultaram em morte.

Os municípios que possuem casos sob investigação são: Rondonópolis(7) sendo que destes sete casos ,dois evoluíram para óbito; Sorriso(1),Pedra Preta(1),Paranatinga(1). O Caso de Paranatinga que está sob investigação também evoluiu para óbito.

No entanto, a Gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença no Estado.

A DOENÇA

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. A transmissão ocorre por meio de secreção das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores: tosse, rouquidão, congestão nasal, febre, mal estar, mialgia, cefaleia.

O tratamento antiviral é importante no manejo clinico da gripe para melhoria do quadro e quebra na cadeia de transmissão, uma vez que após o uso de antiviral o individuo deixa de transmitir o vírus.

O controle da Influenza requer uma vigilância qualificada, somada as ações de imunização anuais, direcionadas aos grupos considerados de maior vulnerabilidade: idosos, crianças, povos indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e população prisional.

VACINA

A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe alem de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A vacina é Trivalente, previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1, Influenza B.

A vacina também pode ser tomada em clínicas particulares ao custo médio de R$ 50,00.

(Com informações da SES-MT)

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet