informe o texto

Notícias | Brasil

MP vai apurar denúncias de fraudes em concursos públicos

19/06/2012 - 09:35

Rubens Chueire Jr.

Curitiba - O Ministério Público (MP) do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Patrimônio Público (Caop), vai requisitar cópias das fitas das denúncias feitas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na edição de domingo, para poder avaliar e ver quais providências serão tomadas sobre as denúncias de concursos públicos que teriam sido fraudados para beneficiar candidatos ligados a políticos, principalmente familiares e assessores. Representantes de três empresas do Paraná (RCV Consultoria, de Curitiba; DP Consultoria, de Francisco Beltrão; e Cescar Concursos Públicos Ltda.) responsáveis pela organização dos concursos, foram citados no programa televisivo, e teriam participação nos golpes.

Entre as irregularidades estão a venda do gabarito, troca de cartões-resposta das provas para beneficiar os candidatos que participavam das fraudes e cópia de questões de provas aplicadas em outros estados. A maior parte das fraudes teriam sido cometidas em concursos municipais. Conforme a matéria veiculada no programa, prefeitos e vereadores contratavam empresas para organizar as provas e pagavam propina para indicar candidatos que deviam ser aprovados. Além do Paraná, as irregularidades também estariam ocorrendo em outros 25 estados e no Distrito Federal.

O MP também destacou que algumas investigações paralelas sobre concursos públicos estão em andamento no Paraná. Existem suspeitas de irregularidades, mas a assessoria não soube informar quantos são esses casos e nem em quais cidades foram registrados. Conforme a assessoria do órgão, o promotor de cada comarca do Estado pode questionar a realização de um concurso público, por isso fica difícil precisar a quantidade de ações deste tipo estão em andamento em todo o Paraná. O procurador de Justiça e coordenador do Caop do MP, Arion Rolim Pereira, informou que não dará entrevista enquanto não analisar todo o material que será solicitado pelo MP-PR.

A reportagem da FOLHA tentou entrar em contato com as empresas RCV Concursos, em Curitiba; com a DP Consultoria, de Francisco Beltrão; e com a Cescar, de Maringá, mas não obteve retorno. A DP Consultoria foi responsável pelo concurso público da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS). A Cescar realizou concursos em 22 prefeituras e câmaras do Paraná neste ano e quatro processos seletivos estão em andamento, segundo informações do site da empresa. Já a RCV concluiu nove concursos e sete estão tramitando no Estado.
 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet