Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Instalar energia solar em MT já vale a pena

05/06/2012 - 13:12

Cícero Henrique

O estado de Mato Grosso é tropical e está apto a explorar em residências essa fonte alternativa. Embora o custo de produção continue alto, as elevadas tarifas paga pelos consumidores do estado, onde o custo da energia solar é  é menor do que  o valor cobrado na conta de luz atual.

Além dos valores das tarifas, o trabalho leva em conta a irradiação solar nas regiões. No entanto, há áreas com grande incidência de raios solares, em que essa fonte não é competitiva, pois o valor da tarifa está abaixo da média nacional.

Hoje no Brasil, o custo de instalação é de aproximadamente 7.000 reais por KW de capacidade. Com uma instalação típica de uma residência precisa de 2 KW a 3KW de capacidade, o capital inicial necessário varia de 14 mil a 21 mil reais.

O valor efetetivamente pago pelo consumidor residencial, no entanto, está próximo do da solar, por conta dos custos de transmissão, distribuição e impostos, que não incidem sobre essa fonte.

Ao fazer as contas para analisar se o custo vale a pena, o usuário deve amortizar o valor do investimento em 25 anos, tempo de vida útil dos painéis fotovoltaicos.

 

 

 

 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet