informe o texto

Notícias | Brasil

Quase 20% dos congressistas disputarão prefeituras

04/06/2012 - 19:36

Congresso em Foco

A partir de 30 de junho, quando acaba o prazo para que partidos definam candidatos e coligações para o pleito municipal de 7 de outubro, as atividades do Congresso entram em marcha lenta. A explicação está nos números: 110 parlamentares no exercício do mandato ou licenciados são pré-candidatos ao cargo de prefeito nas eleições deste ano – ou seja, 18,5% dos 594 parlamentares titulares (no exercício do mandato ou licenciados).

Trata-se de um grupo de congressistas de 19 partidos que, a menos que suas legendas mudem os planos, serão registrados como candidatos na corrida à prefeitura de 74 municípios em todos os estados do Brasil. O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a inscrição dos representantes termina dentro de um mês, às 19h do dia 5 de julho. O segundo turno será realizado em 28 de outubro.

Dos 110 pré-candidatos congressistas, apenas quatro são senadores – Humberto Costa (PE), possível candidato petista à Prefeitura de Recife; Cícero Lucena (PB), tucano que deve disputar o cargo de prefeito de João Pessoa; Inácio Arruda (CE), provável candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, e Jayme Campos (MT), candidato quase certo do DEM para prefeito de Várzea Grande.

Isso quer dizer que 5% dos 81 senadores vão deixar a Alta Casa um pouco de lado no segundo semestre para se dedicar às campanhas eleitorais. Partidos como PMDB, PDT, PTB, PV, Psol, PSB e PR por enquanto não sinalizaram que indicarão senadores para disputar a corrida eleitoral das prefeituras. Há quem cogite nos bastidores a possibilidade de que o senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado, entre no pleito em Maceió, por exemplo. Mas o mais provável é que Renan continue no Senado para, em 2013, tentar retornar à Presidência do Senado, posto que exerceu entre 2005 e 2007.

106 deputados candidatos

Já na Câmara, a situação é bem diversa. Serão 106 os deputados que deverão sair candidatos a prefeito nas eleições de outubro deste ano. Dos representantes titulares na Câmara, o PSDB é o partido com o maior número de pré-candidatos: dos 106 candidatos, 17 são tucanos. O PMDB vem em segundo lugar, com 15 prováveis pleiteantes. Por coincidência, os pré-candidatos do PT a alguma prefeitura são 13 – o número da legenda nas urnas. Em seguida, aparecem o DEM e o PSD, com dez pré-candidatos cada; o PR, com oito; o PSB, com seis; o PDT, com cinco; o PP, com quatro; o PCdoB, o PTB e o PRB, com três cada; PV, PPS e PSC têm dois representantes, e têm apenas um pré-candidato deputado as legendas PMN, PTdoB, PTC e PRP.

O Psol não deve indicar candidato congressista para o pleito municipal – o partido aposta as fichas na candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo (RJ), que tem arregimentado o apoio de artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque em torno de sua campanha à Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet