Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Vereadores são reprovados no quesito transparência

01/06/2012 - 11:53

Cícero Henrique

Os vereadores de Cuiabá e Várzea Grande estão longe de atingir um patamar adequado de transparência. O Índice de Transparência dos vereadores da cidade considerou a divulgação individual de informações de cada um deles.

Os quesitos avaliados foram a divulgação de suas ações em sites, perfis em redes sociais e outros informativos próprios. Também foi considerada a publicação da agenda oficial, das prioridades do mandato, das proposições, dos projetos apresentados e dos gastos do gabinete.

Câmara não divulga gastos de gabinetes

Os vereadores de Cuiabá e Várzea Grande têm direito a uma cota mensal de combustível, selos e fotocópias, além de materiais de escritório. Porém, a Câmara não divulga na internet como cada um gasta a verba.

Para os especialistas ouvidos pela reportagem é essencial que essa informação seja publicada individualmente, mesmo nos casos em que não exista um valor específico repassado aos gabinetes. “A origem do dinheiro não importa, mas sim como cada um dos representantes o aplica.”

Além de tornar informações disponíveis ao acesso do público,os dados dessa natureza devem ser apresentados de forma acessível, para serem facilmente interpretados. “É necessário mostrar a relação entre o gasto e o beneficio ao cidadão.”

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet