Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Auditores da Receita Federal do Brasil paralisam atividades nesta quarta

30/05/2012 - 18:50

Redação

Mais de 500 auditores fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB), lotados em Curitiba, paralisam hoje (30) suas atividades para advertir o Governo Federal e a sociedade sobre as reivindicações da Campanha Salarial 2012. A categoria está há quatro anos sem recomposição da inflação em seus salários.

Os auditores reclamam de péssimas condições de trabalho como falta de pessoal, problemas de infraestrutura e perda de independência como auditor fiscal, no qual perde o direito de exercer várias funções inerentes ao cargo. As negociações com o Governo não estão avançando. O movimento é liderado em Curitiba pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco).

Durante o dia de hoje terá mobilização e será realizada a operação padrão nas aduanas e crédito zero, que significa que os servidores não irão finalizar fiscalizações, não liberar malhas, não realizar julgamentos, não elaborar parecer em processos administrativos, não acessar os sistemas da RFB, dentre outros.

A mobilização abrange a categoria nacionalmente, a expectativa é de que mais de 10 mil auditores de todo o Brasil participem da mobilização, com isso, os portos, aduanas, aeroportos e escritórios fiquem sem os servidores.

Em Curitiba, os auditores terão um café na manhã na sede do Sindifisco para debaterem os rumos da Campanha e à tarde participarão da assembleia nacional para definição da paralisação de 15 dias a partir do dia 18 de junho.

De acordo com o presidente do Sindifisco em Curitiba, Marcelo Soriano, nos últimos anos os auditores vêm sofrendo vários efeitos que comprometem a atuação em defesa do Estado como o déficit de pessoal.

“Entre 2006 e 2012 cerca de três mil auditores que atuavam em aduana se aposentaram e ingressaram apenas 650 para ocupar essa lacuna”, explica.

Os auditores fiscais da Receita Federal do Brasil são os responsáveis por proteger nossas fronteiras contra o contrabando e a arrecadação e imposto que beneficiam milhões de brasileiros. Graças a atuação dessa categoria, o Brasil consegue recolher impostos para serem aplicados na saúde, educação e segurança da população.

A mobilização também contará com a participação de servidores de carreiras consideradas típicas de Estado são as relacionadas às atividades de Fiscalização Agropecuária, Tributária e de Relação de Trabalho, Arrecadação, Finanças e Controle, Gestão Pública, Segurança Pública, Diplomacia, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Regulação, Política Monetária, Planejamento e Orçamento Federal, Magistratura e o Ministério Público.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet