informe o texto

Notícias | Brasil

Eólicas: fórmula para mercado livre

26/05/2012 - 08:44

A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) realizou um estudo técnico sobre o Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) hidroeólico com o objetivo de promover maior atuação da fonte eólica no mercado livre de energia. Segundo a ABEEólica, o estudo comprova eficácia do novo mecanismo quanto à mitigação de risco da fonte eólica no ambiente de contratação livre.

O estudo foi elaborado observando-se dois aspectos principais: a complementaridade entre as chuvas e os ventos e o modelo MRE atualmente utilizado para hidrelétricas. O estudo técnico foi apresentado na última quinta-feira, 24 de maioi, durante a realização de um seminário sobre o mercado livre.

No modelo hidráulico, quando há períodos de diminuição ou ausência de chuvas em determinada região do Brasil, os reservatórios podem ficar com baixo armazenamento, enquanto que outra região pode apresentar um nível elevado em seus reservatórios. Nesses casos, a geração de energia elétrica dessas usinas pode ser cedida para auxiliar no cumprimento do contrato das usinas com baixa geração no período.

“Como o Brasil tem a predominância de geração de energia elétrica a partir da hidroeletricidade, realizamos um trabalho de simulação do novo MRE. Se no momento em que existir vento, as chuvas estiverem com baixa intensidade e vice-versa, um mecanismo de troca de energia entre as fontes é pertinente e eficiente para a o sistema elétrico”, destaca a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo.

Élbia contou que vem apresentando os estudos para as principais instituições do setor e para grupos técnicos. O objetivo é propiciar discussões técnicas para em seguida apresentar uma proposta ao Ministério de Minas e Energia. (Fonte: Ambiente Energia)

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet