Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

CPMI: Depoentes se calam e parlamentares querem quebra de sigilo da Delta em todo o país e convocação de governadores

24/05/2012 - 14:17

Cícero Henrique

Os três convocados para depor hoje,24, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Cachoeira, evocaram o direito constitucional de permanecer em silêncio e foram dispensados pelo presidente da , senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

QUEM SÃO

O ex-vereador de Goiânia (GO), Wladmir Garcez Henrique , negou sua participação no esquema. Ele é apontado pelas investigações como um dos principais colaboradores do contraventor, para quem supostamente negociava a nomeação de pessoas no governo de Goiás.

Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, ex-sargento da Aeronáutica,suspeito de arregimentar policiais para atividades criminosas. Também é suspeito de ser “araponga” do grupo, mesma atividade atribuída a Jairo Martins de Souza. Já Garcez é apontado como um dos principais colaboradores da organização criminosa que seria comandada por Cachoeira e seria facilitador do grupo junto a agentes públicos, como as policiais civis e militares de Goiás.

A exemplo de Dadá, o ex-sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (DF), Jairo Martins de Souza, também evocou o direito constitucional de permanecer em silêncio e foi dispensado pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

CONVOCAÇÃO DE GOVERNADORES

Após a dispensa dos convocados, o senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu para colocar em votação, na mesma hora, requerimentos para ouvir os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Após muita polêmica, a Comissão aprovou a realização de reunião administrativa na próxima terça-feira (29) para votação de requerimentos.

Por solicitação da maior parte dos integrantes da CPI, deverão ser colocados em votação os pedidos de convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Há ainda na lista de requerimentos a serem examinados um que pede a quebra de sigilo da empresa Delta em todo o país.
(Com informações da Ag. Senado)

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet