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Plano de Saúde cada vez mais parece com o do SUS

13/05/2012 - 11:25

Cícero Henrique

Quem tem plano de saúde está encontrando atendimento cada vez mais parecido com o do sistema público brasileiro. Guardadas as devidas proporções – a população que depende do serviço público é 3,25 vezes maior que a clientela de convênios –, o paciente de plano enfrenta longas esperas em pronto-atendimentos e dificuldades para agendar consultas e para fazer exames.

Boa parte desses problemas está ligada ao crescimento do número de beneficiários nos últimos anos, em descompasso com o tamanho da rede assistencial. De 2005 a 2011, enquanto o número de clientes de planos cresceu 33% noMato Grosso.

A manhã e o início da noite são os horários de pico nos pronto-atendimentos privados de Cuiabá.

Médicos versus empresas

Nos hospitais, parte dos efeitos sentidos se deve também ao embate de médicos com operadoras por maiores honorários. Alguns profissionais alegam que não estão conseguindo mais manter os consultórios, e por isso fecham os espaços ou optam por privilegiar a clientela particular depois que conquistam um bom número de pacientes.

“Eu compreendo que a pessoa que procura o hospital quando não consegue marcar uma consulta, mas o paciente não urgente realmente vai esperar uma hora ou mais”, comenta um méecio que preferiu não se identificar. Segundo ele, mais de 80% dos pacientes que procuram os pronto-atendimentos da rede são classificados com as cores azul e verde, que significam pouca ou pouquíssima urgência no sistema de triagem.

 

 

 

 

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