Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Ruralistas protestam contra 'monopólio' da JBS

13/05/2012 - 11:15

Cícero Henrique

“Monopólio da JBS” é alvo de protesto por parte de ruralistas da União Democrática Ruralista (UDR) em Campo Grande (MS). Segundo o presidente da UDR,  Luiz Antônio Nabhan Garcia, a JBS é detentora de 35 frigoríficos no País e monopoliza o setor em cinco Estados – Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O protesto dos ruralistas acontece na segunda-feira, 14.

Segundo o presidente, caso os paulistas não se manifestem,  o mesmo vai acontecer por lá.

Ele afirma que os levantamentos de plantas frigoríficas nesses Estados mostram que, em alguns deles, como em Goiás, o percentual pertencente à JBS ultrapassa 50% .

Segundo o ruralista, este suposto monopólio tem afugentado os pecuaristas que começam a migrar para outras práticas, como o plantio de cana-de-acúcar, soja e eucalipto.

AGENDA

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) promove encontro nacional no dia 14 deste mês, às 20h30, em Campo Grande, para debater a aquisição e arrendamento de frigoríficos regionais pelos grandes grupos, como o JBS.

-  Se não houver controle, essas companhias, abastecidas pelo BNDES irão formar um monopólio nos principais pólos pecuários brasileiros, destaca Francisco Maia, presidente da Acrissul.

Participam do encontro  ao presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, o presidente da Associação dos Exportadores de Boi em Pé, Gil Oliveira Reis, e de senadores e deputados.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet