Imprimir

Imprimir Artigo

03/10/2023 - 09:39

Dinossauros em Chapada dos Guimarães

O IV Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães, que acontece de 05 a 07.10, irá trazer conhecimentos sobre a história da Terra com uma programação repleta de palestras e atividades enriquecedoras.

O evento trará à cena o paleontólogo, pesquisador e escritor, palestrante de renome nacional, Luiz Eduardo Anelli, que fará a palestra de abertura de tema 'Dinossauros do Brasil'. Irá abordar a construção histórica do Geoparque de Chapada dos Guimarães, desde a era Mesozóica. As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas limitadas.
 
Anelli explica que um geoparque está sempre muito bem fundamentado em um passado geológico. "Mato Grosso tem uma espécie descrita, com chances de se encontrarem outras. É importante envolver crianças e adultos na temática porque é uma temática que desperta o interesse de todos. Hoje temos vários assuntos do nosso dia a dia, como o pré-sal, por exemplo, que têm o seu nascimento na era dos dinossauros", diz.
 
Na oportunidade, Anelli ainda irá lançar seu livro 'Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil' e comenta que se trata de uma reedição. "É um livro completamente diferente do que foi lançado em 2007, atualizado com os 54 dinossauros, a história deles, ilustrações, capítulos novos, além da história do sistema solar. Por isso que se chama 'o Guia Completo', pois contextualiza os dinossauros na história do mundo", completa.
 
Conforme o coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães, Caiubi Kuhn, Chapada dos Guimarães possui importantes registros de fósseis de invertebrados marinhos e também de dinossauros, crocodilos e tartarugas. “Isso mostra que, além das lindas paisagens, também existe muita história e ciência escondida no meio das rochas”, afirma.
 
A Presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, Sheila Klener, entende que o conhecimento sobre a riqueza contida na região precisa ser difundido entre a população. "É desta forma que iremos propagar o geoturismo. O workshop tem o intuito de levar o assunto para além do âmbito acadêmico, chegando ao meio popular", pontua.
 
“O geoparque é uma verdadeira jóia natural, repleta de paisagens deslumbrantes e uma rica história geológica, que precisa cada vez mais, chegar aos olhos da população. O evento proporcionará uma oportunidade única para os moradores locais aprenderem mais sobre o patrimônio geológico e paleontológico de sua região”, pontua Alexandre Barão, Secretário Municipal de Turismo Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães e Coordenador do Geoparque.
 
Para os participantes que desejam explorar ainda mais o mundo da paleontologia, Anelli também oferecerá um minicurso que abordará a história da Terra e da vida de forma envolvente e esclarecedora. Este minicurso será uma oportunidade única de aprender com um dos principais experts da área.
 
O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja Sant’Ana, em Chapada dos Guimarães, e no dia 6 terá uma parte da programação online. É promovido pelo Comitê Científico do Geoparque Chapada dos Guimarães em parceria com a UFMT, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e com Patrocínio Master do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e da MÚTUA.
 
Para mais informações sobre o evento, inscrições e programação completa, visite o site oficial: https://www.even3.com.br/iv-workshop-geoparque-chapada-dos-guimaraes-391843/


Informações: (65) 98126-7973
 
 Imprimir