Imprimir

Imprimir Notícia

05/01/2021 - 07:26

A pauta comum de Arthur Lira e Baleia Rossi é o fim da Lava Jato

Os presidentes e líderes dos partidos de oposição PCdoB, PDT, PSB, PT e Rede confirmaram, em reunião pela internet, a decisão de apoiarem a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2021/2022, a partir dos compromissos assumidos por ele na semana passada.

Em nota divulgada após a reunião, o Partido dos Trabalhadores diz que "esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados", mas afirma que "ela se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora" da Casa. Para o líder da legenda na Câmara, deputado Enio Verri (PT-PR), "se Bolsonaro ganhar a Presidência da Câmara, isso será muito ruim para o Brasil e toda sua população".

Verri diz que Baleia Rossi unifica os partidos de oposição e enfatiza os compromissos assumidos pelo deputado do MDB em defesa da democracia, dos trabalhadores e de uma renda emergencial durante o enfrentamento da pandemia.

Em um manifesto também divulgado na tarde de segunda-feira, os partidos de oposição afirmaram que desejam construir para a futura Mesa Diretora da Câmara dos Deputados uma plataforma de compromissos que objetive garantir o acesso universal à vacina contra o coronavírus, o fim do arrocho salarial, o apoio à agricultura familiar e a tributação da renda dos mais ricos, dentre outros.

Lava Jato
Ambos candidatos, Baleia Rossi (candidato de Rodrigo Maia) e Arthur Lira (candidato do presidente JB), defendem a pauta de desmonte da operação Lava Jato 

Foi excluído do acordo do PT com Baleia Rossi o impeachment de Jair Bolsonar.
 
 Imprimir