Imprimir

Imprimir Notícia

23/11/2020 - 09:51

OS MILITARES RECOMENDAM MODERAÇÃO A BOLSONARO

Integrantes do Palácio do Planalto e do núcleo militar do governo avaliam que a derrota de Donald Trump nos Estados Unidos e o resultado das eleições serviram como recados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e indicam que ele terá de fazer adaptações para triunfar nas urnas em 2022.

O principal aprendizado, avaliam fardados, é que a população passou a rejeitar extremos, e discursos inflamados em relação à pandemia podem levar a queda de popularidade.

A análise de aliados de Bolsonaro é que a postura de Trump durante a crise sanitária foi decisiva para sua derrota.

Por isso, Bolsonaro deveria abandonar ou ao menos moderar discursos como o de que o Brasil precisa deixar de ser “um país de maricas”, sob pena de perder apoios até mesmo dentro das Forças Armadas. As informações são da Folha.

Em 10 de novembro, na semana da derrota de Trump, Bolsonaro afirmou que o Brasil precisa “deixar de ser um país de maricas” ao enfrentar o coronavírus.

“Assistimos há pouco a um grande candidato à chefia de Estado dizer que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, 
levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, não é, Ernesto [Araújo, chanceler]? Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona”, continuou Bolsonaro. Em debate com Trump na campanha presidencial, Biden disse que “a floresta tropical no Brasil está sendo destruída”.
 

 
 Imprimir