Imprimir

Imprimir Notícia

18/11/2020 - 17:55 | Atualizada: 19/11/2020 - 15:18

Seduc reúne assessores pedagógicos para dialogar sobre volta às aulas e reordenamento das escolas

Durante reunião online com 98 assessores pedagógicas de todo o Estado nesta quarta-feira (18.11), o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou o planejamento do retorno das aulas presenciais, as melhorias pedagógicas, o reordenamento anual das escolas, e ouviu questões e demandas dos profissionais. As assessorias de Cuiabá e Várzea Grande ainda irão se reunir de forma presencial com o secretário na próxima semana.

“Tenho certeza que os assessores pedagógicos das nossas escolas serão fundamentais na implantação das melhorias que estamos planejando, e mais importantes ainda, para que possamos retomar as aulas com todos os protocolos de biossegurança necessários, e focados no aprendizado dos alunos”, afirma o secretário.

Um dos principais objetivos do encontro foi alinhar as estratégias para a preparação das escolas e o retorno presencial das atividades, previsto para o próximo dia 1º de fevereiro. A secretária Adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa, apresentou as principais mudanças pedagógicas.

As escolas receberão uma verba extraordinária, de acordo com a Instrução Normativa 11/2020, para adquirir os itens necessários para a segurança dos alunos, como máscaras, álcool em gel, termômetros, entre outros. Uma cartilha será um guia para todas as ações de prevenção ao coronavírus nas unidades escolares.

Sistema de Ensino

O Sistema estruturado de ensino será uma solução pedagógica, que inclui material apostilado de excelência para melhorar a aprendizagem dos alunos; a plataforma digital de ensino; e a formação continuada dos professores de acordo com as necessidades das escolas; e o sistema de avaliação permanente dos estudantes. O Estado nomeará 342 professores do cadastro de reserva ainda em 2020.

Na ocasião, o secretário também esclareceu que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) será fortalecida e ampliada, para atender cidades que até então não ofertam a modalidade de ensino. Serão ampliados também os polos que ofertarão as provas online para certificação do ensino médio.

O planejamento anual da Seduc também identificou a necessidade reordenar o uso de algumas escolas, com o objetivo de possibilitar que alunos possam ser transferidos para unidades próximas das atuais, e com melhores condições de infraestrutura.

A capacitação dos profissionais da educação também receberá atenção. “Estamos criando a unidade regional de educação, que vai funcionar em conjunto com os Centros de Formação (Cefapros). A formação continuada dos professores envolve a valorização dos profissionais que serão atualizados com práticas pedagógicas, e tem papel importante nas mudanças que queremos na educação de Mato Grosso”, explica o secretário.

A rodada de reuniões com os assessores pedagógicos aconteceu em três encontros, com grupos de assessores de todos os municípios, pela internet. A plataforma digital foi escolhida pela facilidade para os profissionais, que não precisaram se locomover até a Capital.

 
 
 
 Imprimir