Imprimir

Imprimir Notícia

14/11/2020 - 08:00

Confira como será a ordem de votação na urna eletrônica

Em Mato Grosso, 2.317.102 eleitores estão com a situação regular perante a Justiça Eleitoral e, portanto, estão aptos a votar nas Eleições Municipais e na Eleição Suplementar para um cargo de Senador (a) que acontecerão no domingo (15 de novembro). O eleitor deve votar primeiro para vereador, em seguida prefeito e por fim, senador. Para quem tem dificuldade de decorar o número de identificação dos candidatos, a Justiça Eleitoral orienta a levar a colinha.

Os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais dos 141 municípios de Mato Grosso serão identificados por um número de cinco dígitos. Já os candidatos ao cargo de prefeito são registrados na urna com dois dígitos. E os candidatos ao cargo de senador são identificados por um número com 3 dígitos.
Simulador

O TSE disponibiliza um simulador de votação em seu Portal na internet. Nele, é apresentada uma urna virtual semelhante à utilizada nas seções eleitorais, permitindo ao internauta “votar” para os cargos em disputa nas Eleições Municipais 2020 e na Suplementar para um cargo de Senador(a).

Na página, há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso a pessoa erre durante o ensaio, o simulador mostrará uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando a como proceder corretamente.

Outra ferramenta para auxiliar o eleitor a exercer o voto com facilidade é a chamada “colinha”, um papel com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação e que pode ser consultado no momento do voto. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou em qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar nenhum aparelho eletrônico para a cabine de votação.
 
 Imprimir