Imprimir

Imprimir Notícia

06/11/2020 - 14:18 | Atualizada: 06/11/2020 - 19:33

Em uma semana, mais seis macacos morreram no Parque Mãe Bonifácia

O Parque Estadual Mãe Bonifácia está fechado para visitação desde o dia 30 de outubro, quando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) comunicou a morte de 7 macacos saguis.

Nesta sexta-feira (06-11) a Sema informou a morte de 13 macacos, ou seja, mais 6 desde o fechamento. O parque, localizado no coração de Cuiabá, continuará fechado para varreduras sanitárias e isolamento. 

Exames

Os animais encontrados mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR. Os exames são necessários para identificar possíveis doenças zoonóticas como raiva, febre amarela ou herpes viroses. 

Os exames são realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso e o Centro de Controle de Zoonoses do município de Cuiabá receberá e divulgará os resultados dos exames e dos laudos.

Segundo a Sema, oa animais que forem encontrados debilitados serão colocados em quarentena em estrutura específica dentro do próprio Parque.

As atividades do Parque Mãe Bonifácia serão retomadas quando for constatado que o ambiente está seguro tanto para a população, quanto para a fauna local.
 
 Imprimir