Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Você é contra ou a favor do voto impresso no Brasil? Vote na consulta pública do Senado

10/05/2021 - 10:33 | Atualizada em 10/05/2021 - 19:53

Redação

Você é contra ou a favor do voto impresso no Brasil? Vote na consulta pública do Senado

Foto: Reprodução

As urnas eletrônicas fazem parte da história da democracia no Brasil. Não são conectadas à internet e  já são auditáveis.

Segundo informa o TSE, de acordo com o Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea) – uma organização intergovernamental que apoia democracias sustentáveis em todo o mundo e que conta com 34 países-membros, como Suíça, Portugal, Noruega, Austrália e Canadá, além do Brasil –, o voto eletrônico é adotado por pelo menos 46 nações. Sete agências de checagem confirmaram que essa informação é confiável.

Ainda segundo o Idea, 16 países adotam máquinas de votação eletrônica de gravação direta. Isso significa que não utilizam boletins de papel e, assim, registram os votos eletronicamente, sem qualquer interação com cédulas.

Por fim, vale lembrar que a urna eletrônica brasileira foi projetada e construída no Brasil, por brasileiros, para brasileiros, para ser usada aqui, segundo as características e necessidades únicas do nosso país. Não há nenhuma influência estrangeira no nosso sistema eleitoral. O órgão responsável pelo desenvolvimento de todo o software da urna é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto barroso, 'a volta ao voto de papel traz o risco de judicialização do resultado das eleições, afetando um sistema que funciona bem há 25 anos'.

Consulta Pública

A PEC proposta pela deputada federal Bia Kicis, presidente da CCJ na Câmara, está em consulta pública no portal do Senado. Todos os cidadãos podem votar. Para participar CLIQUE AQUI
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet