Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

PT aponta má gestão da pandemia por parte Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro

O partido pede união dos Poderes e instituições para evitar mais mortes

15/04/2021 - 16:16 | Atualizada em 16/04/2021 - 09:15

Da Redação

PT aponta má gestão da pandemia por parte Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro

Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) divulgou nesta quinta-feira (15) nota pública em que repudia 'a má gestão da pandemia de Covid-19, por parte do governo do Estado de Mato Grosso e de grande parte de gestões municipais'. 

'A atual gestão da prefeitura de Cuiabá também precisa explicar aos cuiabanos e cuiabanas, por que nossa Capital ocupa a segunda colocação no ranking de mortes pela Covid-19. Proporcionalmente, apenas Manaus registrou mais mortes que Cuiabá'.

Segundo a nota, 'Mato Grosso está em terceiro lugar no ranking de mortes pela doença, quando avaliamos o total de óbitos por 100 mil habitantes no Brasil. Apenas Amazonas e Rondônia registraram proporcionalmente mais óbitos que Mato Grosso. No ranking da vacinação, nosso Estado ocupa o vergonhoso penúltimo lugar. Apenas o Amapá vacinou menos que Mato Grosso. O resultado dessa incompetência administrativa é a infecção de mais de 320 mil mato-grossenses, com a perda de mais de 8.600 vidas. O Estado que se orgulha de ser o maior exportador de grãos e carnes do Brasil não pode ser o terceiro mais letal da pandemia e o segundo que menos vacina".

O PT cita ainda que a briga política entre o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro com o governador Mauro Mendes prejudicam o combate à pandemia. Para os petistas, eles 'parecem disputar o troféu de quem é mais negacionista e incompetente, de quem está sendo mais negligente com à vida dos cuiabanos e mato-grossenses'.

'Os hospitais estão em colapso desde o início do mês de março. Temos mais de 200 pessoas na fila, à espera de um leito de UTI e o governo do Estado, a prefeitura de Cuiabá e outras gestões municipais continuam inertes. Insistem em manter as atividades econômicas não essenciais em pleno funcionamento'.

'Pela omissão caracterizada na recusa em decretar quarentena para salvar vidas, o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo devem explicações à sociedade mato-grossense', diz a nota.

O PT ainda ressalta que em janeiro o deputado Lúdio Cabral, que é médico sanitarista, recomendou quarentena em todo o estado, mas foi ignorado.  'O PT-MT defende que o governo do Estado e os municípios decretem uma quarentena efetiva de 14 dias, imediatamente, para evitar a falência completa do sistema de saúde nos meses de abril e maio'.

'Por isso, o PT-MT exorta por mudanças de rumo já! Nesse sentido conclama a todos os Poderes e instituições do Estado - Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Conselhos de Acompanhamento e Controle Social, entre outros - a se unirem para evitar mais perdas de vidas', conclui a nota.

Veja a íntegra da Nota Pública

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet