Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Pacheco lê requerimento de instalação da CPI da Covid; líderes têm 10 dias para indicar membros

13/04/2021 - 17:08 | Atualizada em 13/04/2021 - 19:01

Pacheco lê requerimento de instalação da CPI da Covid; líderes têm 10 dias para indicar membros

Foto: Reprodução

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), iniciou nesta terça-feira (13) a sessão para discutir a abertura da CPI da Pandemia. É o primeiro passo para a instalação da comissão, que vai investigar possíveis omissões do governo federal no combate à Covid-19.

Segundo o pedido apresentado por Randolfe Rodrigues, o objetivo da CPI é "Apurar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados".

O foco é, inicialmente, o governo federal, tendo como ponto de partida os casos de falta de oxigênio registrados em Manaus em janeiro deste ano, quando a proposta foi elaborada e a coleta de assinaturas começou.

Governistas tentam mudar o foco para investigar estados e municípios. Eles tentam protelar a CPI para o ano que vem, alegando riscos para parlamentares e funcionários.

Rodrigo Pacheco sofre pressão do governo federal, da oposição e dos governistas.

CPI Instalada
Rodrigo Pacheco acaba de ler o requerimento da CPI da Covid de autoria do senador Randolfe Rodrigues e determinou o apensamento do requerimento de CPI ampliada, desde que conexa ao pedido inicial, para investigar aplicação de recursos federais que podem ter sido desviados de seu propósito ou utilizados de forma superfaturada em contratos firmados de estados e municípios.
Os líderes têm 10 dias para indicar os membros da CPI.

Assista:
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet