Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

FNP diz não se preocupar com ampliação da CPI da covid-19

12/04/2021 - 12:28 | Atualizada em 12/04/2021 - 13:38

Redação

FNP diz não se preocupar com ampliação da CPI da covid-19

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, afirmou, hoje, que a entidade não vê problemas e nem tem preocupação com a possibilidade de estados e municípios serem incluídos no escopo das investigações da CPI da Covid, que teve a instalação determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. 

A declaração foi feita durante audiência na Comissão Temporária da Covid-19, no Senado. 

“Fui questionado ontem por órgãos de imprensa sobre essa questão de incluir ou não prefeitos e governadores na CPI. Da nossa parte não existe problema nenhum, nós não temos preocupação. Porque quase todas as prefeituras por obrigação têm que ter um site de transparência”, afirmou Donizette. 

O representante dos prefeitos ressaltou que o Senado tem toda a competência para analisar verbas federais que são repassadas, mas ponderou que as câmaras municipais e as assembleias legislativas também podem fazer esse trabalho. 

“Achamos que isso seria uma cortina de fumaça também para criar um escopo enorme e não ter um foco naquilo que nós precisamos ter, que é o desempenho federal na pandemia. Não se trata de personalizar nessa ou naquela pessoa, mas é importante pegar dados técnicos do ministério e ver que a fala política do governo federal se difere totalmente das orientações técnicas do Ministério da Saúde”, disse Jonas Donizette. 

O posicionamento se dá um dia após a divulgação de uma conversa entre Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) em que o presidente da República reclama que a CPI da Covid só vai investigar o governo federal, e não governadores e prefeitos. E diz temer que o relatório da comissão seja – nas palavras de Bolsonaro – "sacana". 

O presidente diz que o senador tem de "fazer do limão uma limonada". Kajuru responde que vai se "esforçar". 

No sábado (10), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) já protocolou um pedido de aditamento da CPI da Covid para incluir, nas investigações, atos praticados por agentes de estados e municípios na gestão de recursos federais. 

Em seu discurso, Donizette ainda reclamou que há uma clima de “conflagração”. “Ele [Jair Bolsonaro] faz questão de atacar os prefeitos, de atacar os governadores, e isso não ajuda em nada. De vez em quando ele faz com uma fala de harmonia. Passam dois dias, vinte e quatro horas, e aquilo se reverte em ataque de novo. A fala da Frente Nacional dos Prefeitos é que possamos somar esforços. O inimigo em comum é o vírus”, disse.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet