Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

"O governador precisa decretar quarentena imediatamente", diz Ludio Cabral

04/03/2021 - 19:12 | Atualizada em 05/03/2021 - 20:27

Jô Navarro

Foto: Reprodução

Os números atualizados nesta quinta-feira (4) mostram o colapso da rede hospitalar em Mato Grosso, com 96,86% dos leitos de UTI ocupados, em face do aumento descontrolado da contaminação pelo Sars-CoV-2, Com  2.748 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado, o governador precisa decretar quarentena imediatamente, defende o deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral.

Por meio de nota o parlamentar reiterou que o vírus não circula apenas à noite e apenas a quarentena poderá conter a contaminação nesse período crítico. Veja a íntegra da nota:

"O governador de Mato Grosso precisa, imediatamente, converter esse decreto de toque de recolher em um decreto de quarentena, por algumas razões. 

Primeiro: o vírus não circula só à noite, o vírus circula 24 horas por dia e é exatamente durante o dia que a população circula mais. Então o efeito do toque de recolher é muito pequeno. 

Segundo: toque de recolher tem um ranço autoritário, porque proíbe as pessoas de circularem em determinados horários. O direito de ir e vir tem que ser preservado. Além disso, o toque de recolher tem o efeito colateral de gerar aglomerações nos serviços essenciais, como aconteceu ontem em supermercados. 

Para frear a pandemia, é necessário decretar uma quarentena que suspenda as atividades não essenciais e que permita que as atividades essenciais funcionem sem restrição de horário, para evitar aglomerações. A quarentena vai permitir que as pessoas que não trabalham nos serviços essenciais fiquem em casa, diferente do toque de recolher, que proíbe as pessoas de saírem às ruas em determinados horários. O que não pode é ter aglomeração de forma alguma. 

É essa reivindicação que venho fazendo desde 21 de janeiro, quando os indicadores epidemiológicos da pandemia já desenhavam o quadro de colapso que estamos vivendo hoje."
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet