Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Rosa Weber determina que governo federal reative leitos de UTI para Covid-19 em três estados

28/02/2021 - 20:15 | Atualizada em 01/03/2021 - 16:58

Redação com agências

Rosa Weber determina que governo federal reative leitos de UTI para Covid-19 em três estados

Foto: Felipe Sampaio/STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (28), que o governo federal reative leitos de UTI-Covid-19 em São Paulo, Maranhão e Bahia. A decisão liminar atende pedido dos estados, que enfrentam dificuldades ante o nas últimas semanas. 

Rosa Weber ordenou que a União volte a financiar a mesma quantidade de leitos que financiava em dezembro de 2020.

São Paulo tinha 3.822 leitos na rede estadual mantidos pela União em dezembro e caiu para 564 em fevereiro. No Maranhão, o estado apontou que União desativou os 216 leitos que mantinha no estado em dezembro. A Bahia também argumentou que teve leitos fechados e pediu a reabertura de 462.

Em sua decisão, Weber escreveu que não é “cientificamente defensável” diminuir a quantidade de leitos num momento de alta nos casos de coronavírus.

“Portanto, é de se exigir do governo federal que suas ações sejam respaldadas por critérios técnicos e científicos, e que sejam implantadas, as políticas públicas, a partir de atos administrativos lógicos e coerentes”, disse Weber.

O Brasil passa pelo pior momento da pandemia. Na última semana, o país ultrapassou a marca de 250 mil mortes e registrou a pior média móvel de mortes desde março de 2020, 1.180.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde disse nesse domingo (28) que o pedido feito pelos estados é "injusto e desnecessário".
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet