Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

ALMT elege Mesa Diretora, mas não garante alternância de poder

24/02/2021 - 06:48 | Atualizada em 24/02/2021 - 07:13

Jô Navarro

ALMT elege Mesa Diretora, mas não garante alternância de poder

Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT

Com 20 votos sim, um não e dois brancos, o deputado estadual Max Russi (PSB), foi eleito e tomou posse como o novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2021/2023, em sessão legislativa na noite desta terça-feira (23), no plenário das deliberações Deputado Renê Barbour. 

Ausente o deputado Valdir Barranco (PT), que está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de São Paulo, tratando de uma infecção causada pela covid-19.

Composição da Mesa

Presidente Max Russi 
1ª vice-presidência Dilmar Dal Bosco (DEM),
2ª vice-presidência Wilson Santos (PSDB),
1ª secretaria Eduardo Botelho (DEM), 
2ª secretaria Janaina Riva (MDB),
3ª secretaria Delegado Claudinei Lopes (PSL),
4ª secretaria Allan Kardec (PDT)

A eleição da Mesa Diretora se deu em razão de decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que anulou a eleição da chapa anterior presidida por Eduardo Botelho, que o colocou pela terceira vez consecutiva na presidência.

Na prática houve apenas a troca de postos de comando. B, com as mesmas pessoas. Botelho deixa a presidência e assume a primeira-secretaria, responsável por autorizar as despesas e comandar a Comunicação da Casa. Antes Max Russi ocupava a primeira-secretaria, e agora preside o legislativo. 

O líder do governo Dilmar Dal Bosco assumiu a primeira-vice-presidência. O único deputado de oposição, Valdir Barranco, ficou fora da Mesa. Novos deputados ocupam a terceira e quarta secretarias.

A ALMT atendeu formalmente a determinação do STF, mas não garantiu a alternância de poder. Lembra os tempos de José Riva, que alternou entre a presidência e a primeira-secretaria ao longo de várias legislaturas. 

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet