Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Gilberto Figueiredo: "Vacinar a maior parte da população é economicamente viável"

Secretário é contra a volta às aulas presenciais e avisa: "em 15 dias não teremos leitos"

14/01/2021 - 11:58 | Atualizada em 14/01/2021 - 19:26

Jô Navarro

Gilberto Figueiredo:

Foto: Print de tela/Debate Seduc

A rede privada está lotada e pacientes com covid-19 estão sendo encaminhados para o SUS, informa o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo. Ele defende, no debate com a Seduc-MT, a não retomada das aulas presenciais previstas para fevereiro.

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso registrou mais de 4,6 mil casos de Covid-19 somente neste ano, com aumento também em internações em hospitais das redes pública e privada. A taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 66,75% na manhã desta quinta-feira. Os números da SES revelam ainda que, dos 194 mil casos do novo coronavírus, 11.595 são de pessoas com até 17 anos, ou seja, na faixa etária escolar.

Segundo o secretário Gilberto, Mato Grosso será atendido pelo PNI da covid-19. O plano nacional define o público alvo, que deverá ser seguido pelo Estado. no primeiro momento não haverá vacina para todos. O Estado está preparado para fazer a distribuição. MT avalia a possibilidade de aquisição de vacinas contra a covid-19 para complementar o fornecimento feito pelo Ministério da Saúde, assim que a Anvisa aprová-las.

"Vacinar a maior parte da população é economicamente viável, é mais barato que o custo de internação", afirmou o secretário de Saúde.

Gilberto lembrou a gravidade da doença e lembrou que ficou longo tempo internado por complicações da covid-19 e chegou a pensar que iria morrer.  

Decisão

Nesta sexta-feira (15), os secretários de Educação e de Saúde vão se reunir com o governador Mauro Mendes. Serão apresentados ao governador o resultado das enquetes feitas com pais, profissionais da educação e com os estudantes, além do posicionamento de representantes de várias entidades que participaram do debate nesta quinta-feira.

O secretário Alan Porto enfatizou que as escolas estão preparadas para a retomada das aulas no dia 8 de fevereiro, seja qual for o modelo definido. “O objetivo desta reunião de hoje foi ampliar o diálogo, ouvir os envolvidos neste processo, principalmente ouvir os especialistas de saúde. Estamos muito preocupados com o atual cenário da pandemia”.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet