informe o texto

Notícias | Legislativo

Deputado alerta para segunda onda da covid em MT e cobra posicionamento do governo

Deputado questionou a volta às aulas presenciais previstas para fevereiro em MT

05/01/2021 - 13:29 | Atualizada em 05/01/2021 - 13:52

Jô Navarro

Deputado alerta para segunda onda da covid em MT e cobra posicionamento do governo

Foto: Print de tela


A curva epidêmica da pandemia de covid-19 em Mato Grosso atingiu o pico em julho de 2020, com média de  40 óbitos por dia. Os números foram diminuindo até meados de outubro, quando a curva voltou a subir. 

Os números divulgados ontem (4) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) mostram que a taxa de contágio aumentou e a média móvel já é de 797 casos/dia e média móvel de 16 óbitos/dia. "Vivemos o cenário que vivíamos em junho de 2020, e o reflexo do Natal e Ano Novo virá nos próximos dias", alertou o deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral na manhã desta terça-feira (05-01) durante a sessão do legislativo.

Para o parlamentar, a retomada das aulas prevista para fevereiro considerava a desaceleração de casos da doença, mas hoje a realidade é outra, com aumento do número de casos. Os dados atuais ainda não consideram o aumento da circulação de pessoas no Natal e Ano Novo. "Nós vamos sentir os reflexos disso, no número de casos novos, daqui a uma, duas semanas, e no número de óbitos daqui a duas, três semanas", alertou. Em fevereiro estaremos vivendo um cenário de forte aumento do contágio, o que significa que a volta às aulas não é aconselhável.

Segundo os dados divulgados ontem pela  (SES-MT) a taxa média de ocupação de leitos de UTI está acima de 50%, com vários hospitais com ocupação acima de 75% e até 100% de ocupação.

Lúdio Cabral apresentou requerimento convidando o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para que informe sobre as medidas que está tomando para conter o avanço da doença, inclusive com medidas de restrição de circulação de pessoas, além daquelas para vacinar a população. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet