Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Aumento do ICMS em SP vai encarecer energia, medicamentos, alimentos, combustíveis e até gás de cozinha

05/01/2021 - 11:26 | Atualizada em 05/01/2021 - 11:44

Redação

Aumento do ICMS em SP vai encarecer energia, medicamentos, alimentos, combustíveis e até gás de cozinha

Foto: Print de tela

O governo do Estado de São Paulo aumentou o ICMS para um diversos ítens de bens e serviços, o que causará forte impacto à economia paulista.

Segundo a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), além do impacto direto no bolso das pessoas, tal medida também causará desemprego no estado, uma vez que as empresas terão incentivo para se mudarem para outros estados, onde a carga tributária não subiu, ou mesmo para o exterior, comprometendo a recuperação da economia paulista e brasileira.

Dentre os produtos onerados estão medicamentos para câncer, gás de cozinha, combustíveis, carnes, energia elétrica, têxteis e serviços de comunicação, como TV por assinatura.

Veja abaixo lista divulgada pela FIESP com alguns aumentos definidos pelo governo João Doria:

Imagem relacionada a matéria - Id: 1609856581

A FIESP divulgou uma nota repudiando os aumentos, em que afirma que eles inviabilizarão negócios familiares e afetam, sobretudo, as empresas optantes do Simples Nacional.

"A arrecadação estadual de janeiro a novembro de 2020 já superou R$ 229 bilhões e é maior que a do mesmo período do ano passado. Ou seja, apesar de não ter tido perda de recursos, o governo paulista adota medidas amargas que punem a população para aumentar a arrecadação em bilhões de reais ao ano", afirma a FIESP.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet