Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Empresa Cuiabana de Saúde contratou empresa do diretor clínico do HSB para prestar serviços de UTI

Diretor integrou comissão de contratação vencida por empresa de sua propriedade, denuncia vereador

11/12/2020 - 10:46 | Atualizada em 20/12/2020 - 09:34

Jô Navarro

Empresa Cuiabana de Saúde contratou empresa do diretor clínico do HSB para prestar serviços de UTI

Foto: Secom/Prefeitura de Cuiabá

Mais uma denúncia do vereador Abilio Junior (Pode) expõe a Empresa Cuiabana de Saúde e o Hospital Municipal São Benedito (HMSB). O vereador, que está encerrando o mandato, presidiu a CPI da Saúde, que resultou na Operação Sangria e na prisão do ex-secretário de Saúde do município Huark Douglas. "O esquema hoje denunciado assemelha-se àquele desmantelado na operação Sangria", diz Abilio.

Segundo documentos mostrados pelo vereador, o integrante da Comissão de Licitação, Felipe de Medeiros, é sócio da empresa Ultramed, vencedora de licitação para terceirização de leitos de UTI no Hospital Municipal São Benedito. O contrato foi firmado por R$ 4 milhões para prestação do serviço durante seis meses.

Segundo apurado pelo vereador, a Ultramed foi criada em 2016 e não tinha nenhum contrato. Em janeiro de 2017, a empresa Ibrasc, de Santa Catarina, emitiu atestado de capacidade técnica da Ultramed, no qual afirma que a mesma prestou serviços no ano de 2017. "Como ela pode atestar que a Ultramed prestou bom serviço se o ano de 2017 mal havia começado?', questiona o vereador. Segundo a denúncia, não se trata de uma coincidência, já que Felipe de Medeiros era sócio de Huark Douglas.

Em 2019 a Empresa Cuiabana de Saúde Pública nomeou Felipe de Medeiros como diretor clínico da ECSP. Cabe ao diretor clínico fiscalizar o cumprimento dos serviços médicos. Em agosto de 2019 Medeiros foi nomeado membro da Comissão Emergencial de Processo Administrativo, que faria a licitação para terceirizar 20 leitos de UTI.



Esta comissão conduziu, em 2020, o processo com dispensa de licitação, em caráter emergencial, e convidou outras empresas para que apresentassem propostas de preços. Dentre as empresas estava a Medeiros Serviços Médicos ( que depois foi nomeada como Ultramed) e a Hipermed. Ambas têm um sócio em comum, segundo a documentação apresentada pelo vereador Abilio Junior. A terceira empresa que apresentou proposta foi a Ibrasc, a mesma que atestou a qualificação técnica da vencedora.

O contrato foi firmado com a Ultramed, que a esta altura já havia mudado novamente sua razão social para Empresa Franco Atividade Médica Ltda, representada por Maicon dos Santos, que também é sócio da Hipermed.



Outro lado
Até o momento não conseguimos contato com os citados na reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Veja aqui a denúncia enviada para o MPF

Confira abaixo os detalhes da denúncia


 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet