informe o texto

Notícias | Brasil

Insumos da CoronaVac e vacina de Oxford são fabricados na China

Garantia de Bolsonaro de 'não comprar vacina chinesa' cai por terra

07/12/2020 - 18:24 | Atualizada em 08/12/2020 - 09:58

Redação

Insumos da CoronaVac e vacina de Oxford são fabricados na China

Foto: Assessoria/Anvisa

A Anvisa reafirmou nesta segunda-feira que o insumo ativo biológico da vacina da AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz é fabricado na China. Depois das críticas de bolsonaristas à CoronaVac, puxadas pelo próprio Presidente Jair Bolsonaro, eles terão que fazer um verdadeiro malabarismo para atacar a vacina fabricada pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac.  

Hoje o governador de São Paulo, João Doria, anunciou o cronograma de vacinação, a ser iniciado no dia 25 de janeiro de 2021. No entanto, até o momento o fabricante não apresentou dados sobre os resultados da 3ª fase de testes e sobre a eficácia da CoronaVac.

O Ministério da Saúde não se preparou para realizar uma campanha de vacinação em massa. Não adquiriu com a antecedência necessária seringas, algodão, álcool e gaze, nem se preparou para armazenar e distribuir as vacinas que exigem refrigeração específica. A estratégia articulada do governo de São Paulo escancara o despreparo do governo federal - leia-se Jair Bolsonaro e ministro Pazuello.

Inspeção

Os inspetores da Anvisa informaram hoje (7) que concluiu o primeiro dia de inspeção das Boas Práticas de Fabricação (BPF) do insumo ativo biológico da vacina da AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz na China. O trabalho teve início nesta segunda-feira (7/12), às 22h de domingo (horário de Brasília), 9h em Pequim. A inspeção é realizada na planta da Wuxi Biologics Co. Ltd., localizada na cidade de Wuxi, distante pouco mais de 130 km de Shanghai.

Segundo o comunicado, no primeiro dia de inspeção, a equipe verificou os pontos do Sistema de Gestão da Qualidade Farmacêutica da empresa, como o Gerenciamento de Risco, Gerenciamento de Documentos e Plano Mestre de Validação.

Além disso, foram verificados os requisitos técnicos dos Bancos Sementes e Celulares (partículas virais e células hospedeiras utilizadas na fabricação da vacina) e os locais de armazenamento dos produtos intermediários e do insumo ativo biológico exportado ao Brasil. Outra parte da equipe dedicou-se à verificação dos requisitos técnicos aplicáveis aos Procedimentos de Amostragem de Matérias-Primas, Qualificação de Fornecedores, Sistema de Numeração de Lotes e Qualificação de Transporte.

Por último, foi realizada a inspeção física das instalações destinadas aos sistemas de geração e distribuição de água para uso farmacêutico e vapor puro, os sistemas de aquecimento, ventilação e tratamento do ar condicionado e os sistemas de ar comprimido. A documentação técnica relativa a esses sistemas também foi inspecionada, incluindo os procedimentos de monitoramento microbiológico das áreas limpas e do pessoal.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet