informe o texto

Notícias | Jurídico

Cinco ministros admitem reeleição de Davi Alcolumbre no Senado

Kassio Nunes é a favor da reeleição somente de Alcolumbre

04/12/2020 - 13:25 | Atualizada em 04/12/2020 - 13:43

Jô Navarro

Cinco ministros admitem reeleição de Davi Alcolumbre no Senado

Foto: Reprodução/STF

Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal já votaram a favor da reeleição na Câmara dos Deputados e no Senado. 

Ate o momento desta publicação, quatro  ministros votaram a favor da possibilidade de que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Davi Alcolumbre (DEM-AP), concorram à reeleição para o comando das casas.  Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski entendem que a questão pode ser decidida internamente e admitem a releição apenas de Davi Alcolumbre.  Os atuais mandatos terminam em fevereiro de 2021. 

O voto do novato Kassio Nunes Marques, escolhido a dedo pelo presidente Jair Bolsonaro, ilustra muito bem o malabarismo dos amigos para rasgar a Constituição para atender o desejo de Maia e Alcolumbre. Para quem não se lembra, os 'amigos' reuniram-se há dois meses na casa de Dias Toffoli para um jantar de boas vindas. Na ocasião, Toffoli disse se tratar de "um encontro entre amigos". Alcolumbre, Augusto Aras e até o Presidente Jair Bolsonaro estivera, lá.


"Admito a inovação interpretativa adotada pelo relator, como parte de um romance em cadeia, segundo o qual é possível nova eleição subsequente para o mesmo cargo na Mesa Diretora, independentemente se na mesma ou em outra legislatura", afirma Kassio Marques em seu voto.

Ainda faltam os votos de seis ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luís Barroso e Marco Aurélio Mello.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet