informe o texto

Notícias | Executivo

Parentes de Emanuel lideram esquema de abuso de poder na Saúde, denuncia coligação

Familiares do prefeito comandam campanha eleitoral na SMS

22/11/2020 - 19:13 | Atualizada em 23/11/2020 - 10:43

Da Redação

Parentes de Emanuel lideram esquema de abuso de poder na Saúde, denuncia coligação

Foto: Reprodução

Cuiabá - Denúncia feita por Abílio e Wellaton à Justiça Eleitoral revela que a chefe do esquema na Saúde é cunhada de Miriam Pinheiro (prima de Emanuel). Suelen Danielen Alliend ocupa cargo comissionado e nada mais é que a chefe da Central de Regulação de todo Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá. Prática comum na atual gestão, a família de Emanuel compõe esquema de corrupção que usa a Prefeitura para benefício próprio, afirma a Coligação Cuiabá Para Pessoas. (Veja a galeria de imagens ao final)

Segundo denunciado pela coligação, em áudio vazado na última segunda-feira (16.11), Miriam e Suelen coordenam uma reunião dentro da Secretaria Municipal de Saúde, em horário de expediente, coagindo e ameaçando os servidores públicos a fazerem campanha e votarem em Emanuel.  

A prima do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), candidato à reeleição, Miriam de Fátima Nascheveng Pinheiro, foi denunciada à Justiça Eleitoral e passa a ser investigada, por organizar uma reunião durante o expediente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Junto com ela, organizando o esquema para favorecimento de Emanuel no 2º turno, estava a chefe da Central de Regulação, Suelen Danielen Alliend. Ambas pressionavam os servidores públicos a votarem no emedebista e comparecerem em um ato de campanha sob a ameaça de perderem os cargos, de acordo com a denúncia.

Não tem filho, não tem Conselho Tutelar que vai tirar a criança de vocês por 13 dias só. Não tem marido ciumento, não tem nada, vão pra rua. Aqui todo mundo tem cargo, tem emprego, tem benefícios e ninguém cobra nem o ponto de vocês aqui dentro. Ninguém sabe quem que vai ficar no meu lugar, no lugar da Suelen. Se deixar pra acordar ano que vem, ano que vem vai tá todo mundo na rua, é isso que vai acontecer”, traz trecho do áudio.

Conforme as gravações, Miriam e Suelen ainda obrigaram os servidores a comparecerem em um adesivaço do candidato e determinaram estratégias de atuação nas policlínicas, UPA’s e postos de saúde. “Nós vamos pra rua, todo mundo, porque todo mundo precisa do cargo aqui! E outra, vai ter adesivaço às 2 horas aqui, quem tiver com o carro adesivado com o vereador e tal, por favor, tirem e coloquem só do Emanuel pra destacar melhor”, disse Suelen.

Veja aqui  a transcrição completa do áudio na íntegra da AIJE  

A Lei das Eleições veda a utilização da máquina pública em benefício de candidatos, conforme o rol de condutas vedadas a agentes públicos do art. 73 da Lei 9.504/97. Além disso, a Polícia Federal deve investigar os crimes de coação, extorsão e ameaça aos servidores públicos e compra de voto mediante oferta de benefícios ao eleitor, como cargos na administração pública.

Além da prima de Emanuel Pinheiro e sua cunhada, o coordenador técnico da Secretaria de Saúde, Gilson Guimarães, afirmou que as redes sociais dos servidores estão sendo todas monitoradas. “Qual o primeiro passo, todos aqueles que estão com o Emanuel, todos aqueles que estão nessa caminhada, vai fazer o monitoramento da rede de quem está tá! Vai trocar já a imagem”, ordenou Gilson.

Outro lado
Estamos tentando localizar os citados para que se manifestem sobre a denúncia. Ontem, enviamos pedido de informação para Mirian Pinheiro, mas ela não respondeu. O espaço segue aberto para manifestação.

O prefeito Emanuel Pinheiro, por meio de nota divulgada no sábado (21) negou abuso de poder, alegando que sua prima Mirian Pinheiro foi exonerada em agosto, portanto não é servidora do município e deve responder individualmente pelos atos praticados. Ele ainda não comentou sobre a denúncia envolvendo a cunhada da prima, Suelen Alliend.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet