Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Servidores com 25 anos de atividade são homenageados

29/10/2020 - 17:50 | Atualizada em 30/10/2020 - 07:47

D`Laila Borges | Seplag

Servidores com 25 anos de atividade são homenageados

Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

Em homenagem ao Dia do Servidor Público o governador Mauro Mendes e o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, entregaram nesta quinta-feira (29) uma condecoração a servidores públicos estaduais que em 2020 completam 25 anos de atividade. Foram entregues um certificado e uma medalha com o brasão do Estado.

O evento reuniu no auditório da Seplag 11 servidores que representaram os 356 homenageados. Na oportunidade o governador elencou alguns avanços voltados ao funcionalismo público ocorridos nesses quase dois anos de gestão.

Ele ressaltou a volta do pagamento dos salários dentro do mês trabalhado, a correção monetária sobre o escalonamento de salários ocorrido entre 2017 e 2019, além do pagamento das verbas rescisórias de servidores inativos que aguardam por esse direito há quase sete anos.

Segundo ele, com a recuperação das finanças e do equilíbrio fiscal tudo que for legítimo ao funcionalismo será devidamente restabelecido. “Nosso dever é olhar para o Estado como um todo, mas principalmente para dentro do próprio Estado porque somos nós servidores públicos que prestamos serviços à sociedade que paga por isso e merece receber serviços de qualidade”.

Para o tenente-coronel do Corpo de Bombeiro, Wendell Carlos Arruda Filho, um dos homenageados, o reconhecimento ajuda a renovar as energias no trabalho para que ele consiga continuar fazendo a diferença na vida das pessoas. “Estou muito feliz com essa homenagem e espero continuar contribuindo e fazendo a diferença na vida da população com o meu trabalho”.

Servidora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desde 1995, Demaria Oliveira Calaça, parabenizou a gestão pela homenagem e pelas melhorias estruturais que o órgão passa. “Sempre fomos esquecidos, mas depois de muitos anos o prédio está em reforma. Isso trará melhorias ao nosso ambiente de trabalho e ao atendimento à população. O governo demonstra o cuidado que esta gestão tem com seus servidores”.

Governador entrega certificados de honra ao mérito para servidores com 25 anos de carreira
Créditos: Michel Alvim - SECOM/MT

 

Valorização do servidor

O titular da Seplag também pontuou algumas melhorias ocorridas no que diz respeito ao funcionalismo. “A homenagem é um símbolo do reconhecimento do Governo aos serviços prestados pelo servidor, mas o que realmente motiva são as condições de trabalho, o salário em dia, ambiente de trabalho adequado, capacitação, tudo que temos feito”.

Ele citou algumas ações adotadas pela Seplag que desburocratizaram e modernizaram alguns procedimentos administrativos, que trouxeram valorização ao servidor e melhoria em sua qualidade de vida.

Entre as medidas citadas pelo secretário estão o parcelamento de férias em até três períodos, a possibilidade de dobrar o usufruto da licença-prêmio trabalhando meio período, a celeridade nos processos de progressão de carreira que chegavam a levar até nove meses e hoje são feitos em 60 dias, cessão interna em estágio probatório e o pagamento de rescisões de comissionados e temporários de forma automática no Sistema Estadual de Administração de Pessoal.

O gestor também citou a mudança ocorrida e que permite que o servidor em substituição ao chefe imediato, por mais de 10 dias, possa receber pelo cargo comissionado, o aumento do percentual dos DGA’s percebidos pelos servidores efetivos ocupantes de cargos em comissão ou função de confiança, a correção e unificação do valor da diária que desde 2009 não tinha aumento.

O Projeto Águia de monitoramento eletrônico e cercamento do Centro Político que melhorou a segurança institucional e gerou economia para o Estado também foi lembrado pelo secretário.

Entre as ações de valorização do servidor público ainda está a primeira pós-graduação gratuita para os servidores do executivo em Eficiência na Administração Pública.

A ampliação da rede de atendimento do Mato Grosso Saúde e o agendamento eletrônico de aposentadoria, além da concessão de aposentadoria remota a partir de novembro também foram ações implementas na atual gestão.

Ainda no que diz respeito à valorização do servidor público, o secretário ressaltou o pagamento de verbas para os profissionais da linha de frente da saúde e o aumento de mais de 500% das capacitações ofertadas no período de pandemia pela Escola de Governo, além das melhorias ocorridas no Centro Político Administrativo, seja em ruas e estacionamentos, manutenção e reforma de prédios públicos.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet