Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

PF deflagra ação contra doleiros em Pernambuco e mais quatro estados

09/10/2020 - 08:47 | Atualizada em 10/10/2020 - 17:54

Redação

PF deflagra ação contra doleiros em Pernambuco e mais quatro estados

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou hoje (9/10) a “Operação Amphis”, para investigar esquema criminoso de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, operado por doleiros em vários Estados e no exterior.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo nos respectivos escritórios e residências dos suspeitos, 13 mandados de busca e apreensão. Além disso, foi decretado pela Justiça Federal de Recife/PE o sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas dos investigados e de empresas “fantasmas”. A ação ocorre nos municípios de Recife/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Goiânia/GO, São Paulo/SP, Fortaleza/CE e Rio de Janeiro/RJ.

Os alvos das medidas são três doleiros de Recife/PE, pessoas que os auxiliavam nas atividades criminosas, além de indivíduos que se valeram de serviços ilícitos promovidos pelos mesmos, consistentes na remessa clandestina de divisas ao exterior.

As investigações, iniciadas em 2014, e decorre de apuração acerca de organização criminosa transnacional, que atua em diversas modalidades criminosas, como evasão de divisas, manutenção de instituição financeira clandestina, falsidade documental, descaminho e lavagem de dinheiro, capitaneados por grupo criminoso atuante em Recife/PE e em outras capitais do país, além de operar também no estado da Flórida/EUA.

Somente no Brasil, através da abertura de contas bancárias com documentos falsos ou em nome de empresas “fantasmas”, o grupo movimentou mais de R$ 200 milhões nos últimos dez anos.

Os policiais federais estão arrecadando material (documentos e arquivos digitais), que serão analisados posteriormente pela equipe de investigação da PF, em Pernambuco. As penas dos crimes, somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet