Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Saiba como enfrentar o calor intenso e baixa umidade do ar

06/10/2020 - 11:46 | Atualizada em 06/10/2020 - 12:45

Redação

Saiba como enfrentar o calor intenso e baixa umidade do ar

Foto: Cptec/Inpe

A sensação de calor intenso e severo deve persistir no estado de Mato Grosso nos próximos dias. A umidade relativa do ar atingirá níveis mais críticos, podendo gerar piora na qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.

A tarde desta terça-feira (06/10) será de temperaturas muito elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Destaca-se que esta condição permanecerá atuante durante a semana. A temperatura deve ficar nos próximos dias 5 graus acima da média, o que representa risco de morte por hipertermia



Para amenizar os efeitos da secura, a recomendação é a de aumento a ingestão de líquidos, frutas e vegetais; manter olhos e vias nasais hidratados, com colírios e soros ou lavando-os; utilizar umidificadores ou toalhas úmidas nos cômodos da casa; evitar o uso de ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar; e evitar atividades físicas entre 11h e 17h.  É recomendada ainda a economia de água. 

Bloqueio atmosférico

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), o calor persistente que ocorre em grande parte do país é causado por um bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil. Os ventos subsidentes, que são os movimentos de cima para baixo, em níveis médios até a superfície provocam tempo quente com máximas acima dos 40°C e baixa umidade, com valores inferiores a 15%, principalmente do centro para o norte do estado de SP.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet