Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

RODRIGO MAIA SURGE COMO OPÇÃO PARA ELEIÇÃO INDIRETA AO GOVERNO DO RIO

01/09/2020 - 09:11 | Atualizada em 01/09/2020 - 09:19

Redação

A situação política do Rio de Janeiro é um caos, nos últimos 4 anos, 6 governadores ou ex-governadores do Estado foram presos ou afastados do mandato.

Eis a lista:

  • Luiz Fernando Pezão (governador entre 2014 a 2018): preso em novembro de 2018, foi condenado por abuso de poder político e econômico por conceder benefícios financeiros a empresas como contrapartida a doações para a campanha eleitoral de 2014.
  • Sérgio Cabral (governador entre 2007 a 2014): preso em junho de 2017, foi condenado em 11 ações penais da Lava Jato e tem pena total de 233 anos e 11 meses de prisão. Está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
  • Anthony Garotinho (governador entre 1999 e 2002): preso 5 vezes desde que saiu do cargo, é acusado por crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais. Responde aos processos em liberdade.
  • Rosinha Garotinho (governadora entre 2003 e 2006): foi presa em novembro de 2017 junto com o marido por crimes eleitorais. Ficou presa por 1 semana. Foi condenada em janeiro de 2020, mas recorreu e responde ao processo em liberdade.
  • Moreira Franco (governador entre 1987 a 1991): preso em março de 2019 em um desdobramento da operação Lava Jato, sob acusação de negociar o pagamento de propina, no valor de R$ 1 milhão, à Engevix em obras relativas à usina nuclear Angra 3. Permaneceu por 4 noites na cadeia e responde ao processo em liberdade.

A colunista da Folha de S.Paulo, Monica Bergamo, publicou hoje que Rodrigo Maia surge como uma grande opção ao governo do Rio de Janeiro.

A possibilidade de a situação no Rio de Janeiro desandar de vez, com eventual impeachment de Wilson Witzel e também do vice, Claudio Castro (que hoje não sofre processo), fez surgir um nome surpreendente para assumir o governo do Estado: Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.

Pela hipótese que vem sendo desenhada, depois de Witzel, Castro também seria afastado pela Assembleia Legislativa em 2021 —e a eleição para novo governador seria indireta. O vice hoje não responde a processo de impeachment, mas é investigado pelo Ministério Público.e foi alvo de operação de busca e apreensão em sua casa, no Rio, no mesmo dia em que o governador foi afastado.

Com o afastamento de governador e vice, os deputados estaduais então elegeriam Maia para o cargo. O mandato dele na presidência da Câmara termina em fevereiro de 2021.

A ideia poderia ter apoio de seguidores de Maia, que, ao sair da presidência da Câmara, assumiria em seguida um cargo de destaque político equivalente.

De acordo com articuladores que acalentam a hipótese, ela deixaria os bolsonaristas felizes, pois poderiam articular com maior tranquilidade a sucessão do atual presidente da Câmara.

 

Há uma crença de que o nome de Maia seria bem aceito pela opinião pública do Rio, que vive uma sucessão de administrações estaduais avaliadas como desastrosas.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet