informe o texto

Notícias | Brasil

PF deflagra a 73ª Fase da Operação Lava Jato; ministro do TCU é alvo

25/08/2020 - 08:52 | Atualizada em 25/08/2020 - 09:20

Redação

A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal, deflagrou, na manhã de hoje (25/9), a 73ª Fase da Operação Lava Jato, denominada OMBRO A OMBRO. A presente fase tem por objeto a apuração de supostos delitos de corrupção passiva e lavagem de capitais.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão em 4 cidades (Brasília/DF, João Pessoa/PB, Cabedelo/PB e Campina Grande/PB).

Durante as investigações da Operação Lava Jato, foi identificada uma organização criminosa formada por executivos de grandes empreiteiras, que, por meio da formação de cartel e pagamento sistemático de propina a Diretores da PETROBRÁS, fraudava o caráter competitivo de licitações realizadas pela estatal. 

Divulgação/TCU

Vital do Rêgo

Ministro do TCU Vital do Rêgo Filho

Nesta fase, conforme foi apurado, o ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo teria solicitado e recebido pelo menos R$ 4 milhões, a fim de “blindar” executivos de grandes empreiteiras, envolvidas no esquema de corrupção que vitimou a PETROBRÁS. 

Com base em declarações prestadas por executivos de uma dessas empreiteiras em acordos de colaboração premiada, as vantagens indevidas destinadas ao investigado teriam sido pagas pela empreiteira por meio de doação a um partido político e repasses a empresas sediadas na Paraíba.

Os pagamentos feitos pela empreiteira a tais empresas foram justificados em contratos fictícios ou superfaturados, e os valores respectivos seriam sacados pelos representantes das empresas e entregues em espécie a intermediários do investigado.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet