Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Ministro Fux suspende punição a Dallagnol no CNMP

18/08/2020 - 07:26 | Atualizada em 18/08/2020 - 08:30

Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux suspendeu no início da noite desta segunda-feira (17)  a penalidade de advertência aplicada ao procurador Deltan Dallagnol no ano passado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A punição foi aprovada por 8 votos a 3, em novembro do ano passado, por causa de uma entrevista à rádio CBN, em que Deltan disse que o STF passava a mensagem de leniência a favor da corrupção em algumas de suas decisões.

O ministro do STF julgou plausíveis argumentos da defesa de que o processo estava prescrito no momento do julgamento no CNMP e de que a decisão afrontou o direito à livre manifestação. A informação é do blog O Antagonista.

 

dallagnol
Ao conceder a liminar, Fux considerou ainda que a manutenção da punição poderia agravar a situação de Deltan (foto) e ser usada contra ele nesta terça-feira (18) no Conselho, na votação de três processos, movidos por Renan Calheiros (MDB-AL), Kátia Abreu (PP-TO) e Lula.

Um deles, da senadora, pede o afastamento do procurador da Lava Jato do Paraná.

“Por outro lado, a iminência do julgamento de outros feitos disciplinares, nos quais eventuais condenações poderão vir a ser agravadas pela vigência da penalidade objeto da presente ação, revela a existência de periculum in mora, apto a ensejar a concessão de tutela provisória de urgência na espécie, na medida em que eventual aplicação de penalidade indevidamente agravada poderá gerar situação impassível de reversão”, escreveu Fux na decisão.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet