informe o texto

Notícias | Legislativo

Deputado suspeita de tentativa do governo estadual de 'maquiar' dados da pandemia

Dados oficiais estão cada vez mais precários e dificultam análise da pandemia, diz Ludio Cabral

01/08/2020 - 07:40 | Atualizada em 01/08/2020 - 10:09

Redação

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) afirma ter encontrado erros nos números divulgados pelo governo de Mato Grosso sobre a covid-19. Ao analisar os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelo estado, Lúdio constatou que a média móvel de casos oficiais confirmados de covid é o dobro da que foi apresentada pelo governo.

“O boletim epidemiológico do dia 30 de julho traz uma média móvel de 7 dias com 650 casos novos de covid por dia. Mas na realidade, essa média móvel é de 1.360 casos novos por dia. E isso porque estamos considerando somente o número de casos oficialmente confirmados pelo estado. Todo o trabalho que tenho feito, desde o início da pandemia, é com base nos números oficiais. E os números oficiais estão cada vez mais precários para analisar”, afirmou Lúdio.

gov media movel casos boletim 144.jpg

 

 

 

 

 

Ludio Cabral

Média Móvel MT (Ludio Cabaral)

 

O deputado disse que vai questionar o estado oficialmente sobre esses números, com um requerimento na próxima sessão plenária, na terça-feira (4). Lúdio citou ainda diferença entre os casos de covid contabilizados pelos municípios e pelo estado, além de divergências na fila de testes RT-PCR, pois o estado divulgou que há 2.783 testes em análise, enquanto os municípios informaram ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) estarem aguardando resultado de 11.831 testes

Eu espero sinceramente que seja apenas erro do governo

Para Lúdio, todas essas diferenças entre os números apresentados pelo estado e pelos municípios, bem como os erros e as mudanças na alimentação do banco de dados podem sinalizar uma tentativa do governo estadual de maquiar os dados da pandemia em Mato Grosso.

“O que explica esses erros, esse atrasos, esse retardo na liberação dos testes, esse apagão no sistema de alimentação dos dados? É absolutamente possível interpretar que o Estado produziu todos esses movimentos para tentar sair do noticiário nacional. Porque até a semana passada, Mato Grosso estava todos os dias no noticiário nacional com um cenário dramático. Eu espero sinceramente que seja apenas erro do governo. Mas sendo falha ou sendo um movimento proposital, não dá para aceitar essa situação”, afirmou Lúdio.

(Com informações da assessoria parlamentar)

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet