Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Prefeitos tentam convencer o TSE que é impossível fazer eleição neste ano

29/06/2020 - 08:29 | Atualizada em 29/06/2020 - 08:32

Redação

Em vídeoconferência marcada para esta segunda-feira (29), dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeitos das cinco regiões do Páis tentarão convencer o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso,  que é impossível realizar a eleição municipal deste ano.

Os debatedores vão elencar uma série de argumentos, a começar pelo de que, sem vacina, é impossível garantir que o pleito aconteça com zero risco de contágios. Os gestores vão defender ainda que as campanhas municipais dependem muito mais do corpo a corpo do que da internet. Levarão dados: mais de mil dos 5.570 municípios brasileiros não possuem sinal ou banda larga; entre candidatos a prefeito, a vice e a vereador, serão mais de 500 mil no país; as estruturas para as campanhas devem incluir, por baixo, cinco milhões de cabos eleitorais, o que significa muita gente em circulação. E vão se mostrar preocupados com a questão econômica. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, defende que o pleito em 2020 pode, inclusive, “desencadear uma segunda onda da covid-19 no Brasil.”

Na semana passada o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que transfere as eleições de 2020 para os dias 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de novembro. As datas originais são 4 e 25 de outubro. Agora, a mudança precisa passar pela Câmara dos Deputados, onde parte do chamado Centrão (220 deputados) ameaça inviabilizá-la. O grupo está rachado: parte acompanha o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que endossa a alteração aprovada no Senado; e parte cerra fileiras junto ao líder do PP e coordenador do bloco, deputado Arthur Lira (AL), defendendo a manutenção do pleito em 4 de outubro. A Câmara quer resolver o assunto até sexta-feira (3), em função de novos prazos de desincompatibilização, no sábado. 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet