Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Artigos

Como as crianças do clima estão em curto-circuito na mídia de direita

28/09/2019 - 08:28 | Atualizada em 28/09/2019 - 08:36

Charlie Warzel

As crianças não estão bem - estão lutando contra o cérebro de seus inimigos políticos.

Na sexta-feira passada, milhões de pessoas , muitas delas crianças e adolescentes, saíram às ruas durante o Global Climate Strike, um protesto inspirado nas sextas-feiras para o futuro, o esforço internacional dos jovens iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos. O apelo dos manifestantes por uma ampla ação para combater o aquecimento global foi poderoso, assim como a mensagem enviada por seus números: jovens dinâmicos e frustrados estão instilando no movimento climático uma nova urgência.

On-line, o impacto das crianças climáticas pode ser medido de uma maneira diferente - pela maneira como elas estão causando um curto-circuito no ecossistema de mídia de direita que é parcialmente responsável pela disseminação do ceticismo climático. Desde a greve de sexta-feira, a mídia pró-Trump e especialistas conservadores em notícias a cabo dedicaram recursos significativos para transformar as crianças do movimento climático no inimigo público número 1.

No fim de semana, Alan Jones, um transmissor australiano da Sky News, entregou um monólogo chamando os jovens atingidos pelo clima de “pequenos covardes egoístas, com pouca educação e sinalizadores de virtude”. Jones terminou lendo uma carta argumentando que as crianças se preocupavam com o clima a mudança deve “acordar, crescer e calar a boca até você ter certeza dos fatos antes de protestar”. O discurso ecoou outras críticas do protesto da direita. 'Gostaria de poder injetar essa carta em minhas veias', escreveu um blogueiro do site conservador RedState.

Thunberg tem sido o principal alvo desse vitríolo. No sábado, a figura da mídia pró-Trump Dinesh D'Souza comparou Thunberg a modelos na propaganda nazista. Vídeos de seus discursos foram editados para substituir sua voz pela de Adolf Hitler. Na Fox News na segunda-feira à noite, o comentarista diário fio Michael Knowles chamada Ms. Thunberg - que está aberto sobre estar no espectro do autismo - “uma criança sueca mentalmente doente que está sendo explorada por seus pais” (Fox News emitiu um pedido de desculpas e chamou o comentário de 'vergonhoso'.)

Poucas horas depois, Laura Ingraham, apresentadora da Fox News, comparou-a a crianças do filme de terror 'Filhos do Milho'. Uma colaboradora do Breitbart escreveu que merecia 'uma surra ou uma intervenção psicológica'. E ela atraiu a ira do Presidente Trump no Twitter - um golpe com o qual Thunberg se divertiu .

Para ser claro: combater a Fox News e enviar um tweet pelo presidente dificilmente é o principal objetivo do movimento climático jovem. Ainda assim, é um estudo de caso notável nos limites da capacidade do direito de travar uma guerra de informação na mídia.

[À medida que a tecnologia avança, ela continuará borrando as linhas entre público e privado? Inscreva-se no boletim de notícias de Charlie Warzel para explorar o que está em jogo e o que você pode fazer sobre isso.]

Assim como os estudantes de Parkland, que provaram ser uma oposição formidável ao aparato de mídia pró-Trump que os acusava de serem atores de crise, Thunberg e as crianças do clima parecem imunes às táticas habituais da mídia de direita. Como recém-chegados, eles são impenetráveis ​​à ferramenta de ataques pessoais da direita. Eles não têm a bagagem de registros de votação ou laços financeiros profundos com organizações políticas.

Isso não significa que seus inimigos não estejam tentando - nesta semana, um blog pró-Trump tentou amarrar Thunberg com o bilionário George Soros, que foi alvo de teorias anti-semitas da conspiração. Trolls de extrema direita on-line estão montando um esforço para assediar as jovens do movimento climático. Acredita-se que parte do ataque não seja autêntica - 5.000 tweets de bots suspeitos mencionaram Thunberg, de acordo com o BuzzFeed News . Da mesma forma, as comunidades tóxicas pró-Trump se concentraram nos manifestantes adolescentes do clima. Até o momento da redação deste artigo, três das 25 principais postagens do fórum The_Donald do Reddit na semana passada foram ataques diretos a Thunberg. E, no entanto, as manchas habituais não parecem grudar.

Crescer online também não faz mal. Em 2018, escrevi que uma força dos estudantes de Parkland estava 'efetivamente nascendo na Internet e incapaz de travar uma guerra de informação'. Os ativistas do movimento climático juvenil não são diferentes - eles são fortalecidos pela internet e eles encontraram uma maneira de transformar a organização on-line em mobilização nas ruas.

 /></div>
</div>
</div>
<button class=
Imagem
CréditoSaul Martinez para o New York Times

Talvez o mais importante seja a compreensão instintiva da atenção e como manejá-la como uma arma e uma ferramenta. Eles entendem como atrair atenção: seus protestos apresentam sinais memoráveis ​​para capturar o interesse nas mídias sociais. Seus eventos - de greves globais a protestos no corredor do orador da Câmara - são feitos sob medida para angariar cobertura da mídia. Eles também sabem como identificar inimigos procurando desviar a atenção e ignorá-los ou descartá-los.

Simplificando, eles não parecem se importar com o que os adultos, céticos, negadores e políticos cruéis pensam deles. E eles desperdiçam muito pouco tempo, energia e foco - comprando sua mensagem ou protegendo-a contra críticas. Eles simplesmente não prestam atenção aos inimigos. Eles estão participando das guerras culturais e também conseguem flutuar acima da briga.

Ninguém no movimento incorpora isso como a Sra. Thunberg, que não sofre de tolos em suas declarações impiedosas e brutais para diplomatas e membros do Congresso. Parte disso pode ser resultado da idade, o que Robinson Meyer, do The Atlantic, descreve como a “posição moral única de ser adolescente”, na qual “ela pode ver o mundo através de uma lente moral 'adulta'”, mas “diferente de uma verdadeira adulto, ela não tem quase nenhuma culpa consciente por esse estado sombrio. ”

Ela não permite que sua mensagem - de que os jovens do mundo foram traídos pela inação das gerações passadas sobre as mudanças climáticas - seja cooptada por legisladores bajuladores, e ela rejeita seus elogios por ela como uma trágica inversão de papéis que a obriga a seja o adulto em uma sala de crianças bem vestidas. E ela parece ciente de que as críticas de seus rivais são apenas esforços para desviar sua atenção. 'Parece que eles cruzarão todas as linhas possíveis para evitar o foco, pois estão desesperados para não falar sobre o clima e a crise ecológica', escreveu ela sobre seus 'odiadores' no Twitter na quarta-feira.

As táticas habituais da mídia de direita quebram diante desse tipo de resolução. Embora as campanhas de indignação destinadas a trabalhar com os árbitros e apelar ao medo de parecerem partidários possam trabalhar com legisladores ou empresas no Vale do Silício , o movimento climático juvenil parece totalmente indiferente. Embora as alavancas para o progresso climático propostas por soluções como um Green New Deal sejam, sem dúvida, políticas, o desejo do movimento mais amplo - uma terra habitável para todos - está longe de ser partidário. As apostas, como o movimento vê, são altas demais para concentrar a atenção nos trolls. E a pressão, de especialistas conservadores e colaboradores do Breitbart, não é apenas descartada, passa despercebida.

Diante de um inimigo político que não presta atenção, a direita está palpavelmente frustrada. Eles argumentam que as crianças se tornaram, como destacou a manchete de um ensaio de Noah Rothman, da Commentary, 'Crianças-soldados nas guerras culturais', isoladas de críticas por causa de sua idade e inocência. 'Como você responde a declarações como essa?', Disse recentemente o apresentador da Fox News, Tucker Carlson , sobre os discursos francos de Thunberg. “A verdade é que você não pode responder. E, claro, esse é o ponto. ”

Mas, como mostra a semana passada, o direito está perfeitamente disposto a atacar as crianças. Em vez disso, o problema é que, como Carlson parece perceber, simplesmente não há uma contranotícia muito ressonante para um movimento juvenil proteger o planeta. Pesquisas também sugerem que há um número cada vez menor de ouvintes conservadores, com a maioria dos republicanos com menos de 45 anos agora se identificando como preocupados com as mudanças climáticas. E, portanto, parece cada vez mais provável que, quando se trata de clima, a mídia de direita, que se inclina para uma audiência republicana envelhecida, possa simplesmente ser obsoleta.

Em outras palavras, não é que o certo não possa atacar as crianças do clima por causa de sua idade. Pelo contrário, é por causa da idade deles que os ataques da direita parecem especialmente fracos.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet