Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

CPI das Cartas de Crédito pode ser arquivada

Relator diz que se depender dele o relatório será colocado em votação na CPI e no plenário ainda este mês

17/01/2019 - 10:47 | Atualizada em 17/01/2019 - 14:59

Cícero Henrique

Segundo o site PNB, de Antero Paes de Barros, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e seu cunhado, o ex-procurador-geral de Justiça Paulo Prado, reuniram-se com o deputado estadual Dr. Leonardo na última quarta-feira (16) no Palácio Alencastro.

Segundo o PNB, 'foi feito apelo para que o deputado Leonardo “esqueça” o relatório da CPI do Ministério Público que obriga os membros do MP a devolverem R$ 110 milhões ao Estado'.

Ainda segundo o portal de notíci as PNB, na manhã de hoje (17) uma nova reunião está marcada entre o ex-procurador de Justiça Paulo Prado, o futuro procurador José Borges e os deputados Leonardo Albuquerque e Eduardo Botelho (DEM) para tratar do relatório da CPI do Ministério Público, que pode ser arquivada ao final desta legislatura.

Paulo Prado negou ter participado de qualquer reunião. Ele afirma estar fora da cidade.

A redação do Caldeirão Político procurou a assessoria do deputado Dr. Leonardo, relator da CPI, que negou ter tratado do assunto da CPI com o prefeito Emanuel Pinheiro. Veja a seguir íntegra da Nota:

'Para efeitos de publicidade e transparência, o deputado estadual Dr. Leonardo informa que são inverídicas as informações de suposta tratativa em torno da CPI das Cartas de Crédito com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. O parlamentar se encontrou com o chefe do Executivo Municipal para tratar de demandas da Capital em Brasília, especialmente na área de Saúde, uma vez que uma das linhas de trabalho do deputado federal que iniciará o mandato é a busca de recursos para o Estado e municípios'.

Por meio de nota nas redes sociais o prefeito Emanuel Pinheiro negou ter feito reunião secreta com o ex-procurador Paulo Prado e o deputado Leonardo. Veja abaixo íntegra da nota:

'A respeito da matéria “Emanuel Pinheiro promove reunião secreta na Prefeitura entre deputado Leonardo e Paulo Prado” veiculada pelo site PNB Online sobre uma suposta reunião ontem (16) com o deputado Dr. Leonardo Albuquerque e o ex-procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, esclareço:

1) Nunca houve nenhuma reunião sigilosa no meu gabinete;

2) O deputado federal eleito Leonardo Albuquerque esteve em reunião – previamente agendada há mais de 15 dias - comigo para tratar de assuntos partidários, pois o referido parlamentar é do Solidariedade, partido que faz parte da base da nossa gestão. O deputado também veio se colocar à disposição para trabalhar por Cuiabá na busca de recursos e soluções que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos;

3) O ex-procurador-geral Paulo Prado se encontra em viagem para São Paulo desde o dia 12/01 com previsão de retorno apenas no dia 20/01 conforme ele mesmo já declarou e comprovou. (Veja anexo);

4) A matéria produzida pelo site acima citado afirma que o prefeito Emanuel Pinheiro tinha motivos pessoais para solicitar intervenção em decisões do Ministério Público Estadual (MPE). Essa afirmação é maldosa e mentirosa, pois tenho extremo respeito pelo MPE e a absoluta certeza da imparcialidade dessa íntegra instituição.

Diante disso, repudio a intenção do jornalista/veículo em “plantar” essa Fake News a seu respeito, com o intuito deliberado e gratuito de prejudicar a administração municipal e seu gestor, o que considero falta de ética profissional dos mesmos. Lembrando que o bom jornalismo é feito para informar a sociedade e não criar factoides que possam confundir a população'.

CPI do MP

A CPI foi criada para investigar a conduta de membros do Ministério Público Estadual, relacionada a supostas irregularidades na negociação de cartas de créditos. Ela foi criada pelo Ato nº 057/2015, para investigar as suspeitas que vieram à tona durante a 5ª etapa da Operação Ararath, deflagrada em maio de 2014 pela Polícia Federal.

Na ocasião, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, onde foram encontrados documentos e planilhas detalhando pagamento de precatórios a promotores e procuradores de Justiça de Mato Grosso.

Desde sua criação em novembro de 2015 esta CPI ficou desmobilizada por vários meses devido ao afastamento de seus integrantes. Atualmente está sem presidente e o relator, Dr. leonardo, foi eleito deputado federal e deixa a AL no final de janeiro.

Aproveitando da situação, aqueles que não têm interesse que o relatório seja divulgado estão se articulando para enterrá-lo.  

Nos bastidores os interessados na pizza se articulam para garantir a temperatura do forno.

(Atualizada às 12:36h para acréscimo da declaração do deputado Dr. Leonardo; Novamente atualizada às 14:54h para acrescentar nota divulgada pelo prefeito Emanuel Pinheiro)

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet