Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018

Mato Grosso

Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018, 18h:25

OPERAÇÃO DÈJA VU

Botelho, Emanuel, Nininho, Wancley, Zeca e Ezequiel se tornam réus na 7ª Vara Criminal

Cícero Henrique

Reprodução,

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), os deputados estaduais Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, Wancley de Carvalho (PV),  Zeca Viana (PDT) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP)  tornaram-se réus na 7ª Vara Criminal de Cuiabá. O juiz Marcos Faleiros acolheu denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) no âmbito da “Operação Dèja vue”. Eles responderão criminalmente por supostas fraudes em notas fiscais.

Entenda o caso

Baseado no inquérito policial 4.602/MT aberto pelo Ministério Público Federal, em decorrência de um dos investigados, Ezequiel Fonseca (PP), ser deputado federal, sob relatoria do ministro Luiz Fux (o mesmo que homologou a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa), o processo foi desmembrado e remetido ao NACO em Mato Grosso após o STF alterar entendimento sobre a restrição de foro.

A operação apura esquema de notas fiscais falsas para prestação de contas referentes a pagamentos de verbas indenizatórias, entre 2012 e 2015, para simulando compra de itens como materiais de papelaria e insumos de informática. A maioria das empresas que forneciam os objetos eram de fachada, segundo o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O esquema resultou em prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil. 

No dia 2 de agosto o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, João Ferreira Filho concedeu Medida Cautelar autorizando, no âmbito da operação Déja Vu, mandados de busca e apreensão na ALMT. O motivo, segundo o documento, foi uma "possível estratégia interna de sonegação voluntária desses elementos [documentos de prova]".

2 COMENTÁRIOS:

Neste caso a candidatura deles a reeleição é válida? ...existe foro privilegiado que se aplica a esse tipo de situação? ...E se forem eleitos...
enviado por: Ivanilde de Almeida em 22/09/2018 às 07:26:27
0
 
0
responder
Bom dia. Mas eles estão concorrendo a reeleição são ficha suja.o TSE nao vai impugnar a candidatura deles.
enviado por: António Fernandes e Moraes em 21/09/2018 às 06:19:23
0
 
0
responder

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO