Sábado, 22 de Setembro de 2018

Cidades

Segunda-Feira, 07 de Maio de 2018, 07h:13

CUIABÁ

Prefeitura registra BO após invasão de site

Redação

Jô Navarro/Caldeirão News

Prefeitura de Cuiabá - Palácio Alencastro

A invasão do site oficial da Prefeitura de Cuiabá por hackers no domingo não violou a segurança dos sistemas internos. A informação é da Secretaria de Inovação e Comunicação.

Apenas a parte de conteúdos públicos, com divulgação das ações da administração foi afetada. Está sendo investigada a origem do ataque. O site foi retirado do ar pela empresa que faz o gerenciamento e só voltou no início da tarde.

Confira abaixo a nota da Prefeitura:

A respeito da recente invasão de seu site oficial, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Inovação e Comunicação, vem a público esclarecer que:

Na noite de sábado (05), às 19h, o portal da Prefeitura Municipal de Cuiabá foi invadido por hackers, que programaram um ataque que resultou na desativação do site às 6h da manhã deste domingo (06).

Mediante a notificação, a empresa responsável por gerenciar o portal retirou o servidor do ar, para dar início a um procedimento interno de investigação, a fim de diagnosticar o real problema.

A partir deste diagnóstico, constatou-se que o invasor teria se aproveitado de um componente do sistema para, ilegalmente, proceder a invasão. As funcionalidades foram restauradas graças ao backup de segurança mais recente. A invasão não atingiu nenhum sistema interno do portal, afetando apenas a parte de conteúdos públicos. Outros procedimentos padrões também foram realizados, como a troca de senhas e acessos, bem como as devidas modificações e verificações necessárias.

A Prefeitura também fez um Boletim de Ocorrência, junto à 1ª Delegacia de Polícia - Cuiabá - neste domingo. Todas as atividades do site já foram retomadas normalmente e para garantir sua segurança, o mesmo está sob monitoramento constante da empresa responsável.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO