Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018

Cidades

Sábado, 28 de Abril de 2018, 07h:45

AÇÃO INTEGRADA

FAB abate avião que transportava 500 Kg de droga na fronteira com a Bolívia

Este foi o segundo abate de aeronave realizado pela FAB em território nacional.

Redação

Divulgação

Aeronave foi abatida e acabou afundando em lagoa na divisa Brasil-Bolívia

Por meio de uma ação integrada entre Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro, Gefron e Ciopaer cerca de 500 kg de droga foram apreendidos de uma aeronave interceptada por um caça da FAB e que fez um pouso de emergência na lagoa Baía Uberaba, região do Pantanal, na divisa do Brasil com a Bolívia. O entorpecente, originário da Bolívia, foi trazido para Cuiabá pelas aeronaves do Ciopaer nesta sexta-feira (27.04).

Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 da FAB interceptou a aeronave na quarta-feira (25.04), que foi classificada como suspeita após o piloto não responder aos primeiros interrogatórios, estabelecidos no protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, da Lei 7565/1986. Como não houve resposta, a FAB ainda efetuou disparo de advertência, mas o suspeito não obedeceu novamente e efetuou o disparo de detenção, seguindo todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, como o tiro de aviso, até chegar na última medida prevista: o tiro de detenção.

O piloto da aeronave com a droga fez um pouso forçado em uma lagoa extensa, onde não há terra firme em um raio de pelo menos quatro quilômetros, e a aeronave submergiu completamente.

As equipes contaram ainda com apoio logístico do Batalhão de Fronteira Porto Índio, do Exército Brasileiro.

Na manhã do dia 26 foi executada uma operação de resgate, contando com embarcações, mergulhadores e aeronaves dos órgãos envolvidos.

No primeiro mergulho, já foram encontrados os entorpecentes na aeronave interceptada, bem como mantimentos. Todo o conteúdo foi retirado e transportado em aeronave do Ciopaer. Os tripulantes não foram encontrados até o momento.

A Delegacia de Polícia Federal em Cáceres/MT instaurará inquérito visando esclarecer a autoria do delito.

Divulgação/PF

Fardos com droga

 

Ao todo, foram retirados 15 fardos de substância análoga à pasta base de cocaína, totalizando cerca de meia tonelada. “Nós fomos acionados antes mesmo de a aeronave ser interceptada e estávamos na região acompanhando para dar todo o suporte necessário e conseguir apreender o conteúdo ilícito e a aeronave”, ressaltou o comandante do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli. Esta é a terceira aeronave utilizada para o tráfico de drogas apreendida em Mato Grosso em 2018.

Já o abate da aeronave é o segundo realizado pela FAB em território nacional.

O coordenador operacional do Gefron, major PM Luiz Marcelo da Silva, explicou que as equipes continuam fazendo buscas na região. “O êxito desta ação é resultado da integração entre os órgãos de segurança locais e federais, e os esforços continuam para tentar localizar o piloto”.

Divulgação

Fardos de droga

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO